“Foi só uma picadinha” disse João Miguel Saraiva, de apenas 7 anos. Por saber da importância da vacinação, ele foi uma das primeiras crianças que passaram na manhã deste sábado, 30, na Policlínica de Taquaralto para atualizar o cartão de vacina. Balões, pula-pula e pirulitos foram atrativos para a meninada. O Zé Gotinha também passou por lá e fez a maior festa. A ação, realizada pela Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), faz parte da Campanha de Multivacinação Nacional, que iniciou hoje e vai até o dia 14 de outubro.
Além da Policlínica de Taquaralto, as Unidades de Saúde da Família (USFs) também estão abertas neste sábado, 30, até as 17 horas, para administração de doses de rotina em crianças e adolescentes menores de 15 anos. No decorrer da semana, a campanha continua em todas as USFs, com exceção das que estão fechadas para reforma. No próximo sábado, 7 de outubro, será realizado o Dia D da campanha. A programação será divulgada em breve.
A campanha é voltada para o público infantojuvenil, mas os adultos que estão com as vacinas em atraso também puderam atualizar os imunizantes. Como foi o caso da Ana Paula Saraiva Bertholdo, que ao trazer os filhos, o corajoso João Miguel e Maria Cecília, de 1 ano e dois meses, também aproveitou para tomar outra dose contra a covid-19. O engenheiro Lauro Barbosa Lima, trouxe o pequeno Abraão para comemorar o aniversário de quatro anos da melhor forma: com proteção. “Apesar de doer um pouco, a gente sabe que a melhor forma de presenteá-lo é com saúde e as vacinas garantem isso”, frisou.
A diarista Francisdalva Rodrigues Leite é mãe de dois rapazes, Júlio César de 9 anos e Josué de 3, e para ela, a oportunidade de atualizar o cartão de vacinação no sábado foi a melhor alternativa. “Como trabalho fora, eu saio cedo e só chego a noite e os meninos também estudam, então fica difícil levá-los para vacinar. Por isso, aproveitei minha folga e vim logo cedo para garantir o atendimento”, explicou.
Além de gestores e colaboradores da Semus, estiveram presentes na abertura da campanha na policlínica, a equipe técnica da Secretaria Estadual da Saúde do Tocantins (SES-TO) e representante do Ministério da Saúde (MS).