A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) iniciou na terça-feira, 3, em Palmas, o 1° Seminário Estadual de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente. O evento, coordenado pela Superintendência de Unidades Próprias Hospitalares (SUPH), ocorre até esta quarta-feira, 4, e é direcionado aos profissionais de saúde, pública e privada, gestores hospitalares e acadêmicos da área da saúde.
O evento tem o objetivo de fortalecer a cultura de segurança do paciente, por meio da qualificação e das trocas de experiências, como explica a diretora de Qualidade Hospitalar, Ariana Coelho. “O Programa Nacional de Segurança do Paciente foi criado em 2013 para contribuir com a qualificação do cuidado em saúde, em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional e, desde então, temos trabalhado ações nas nossas unidades que visam a esse objetivo. Mas, esse é o primeiro evento estadual da temática, por isso estamos muito felizes e acreditamos que a qualificação e a troca de experiências irão contribuir significativamente no cuidado e na segurança dos nossos usuários”, destacou a diretora.
“Temos trabalhado na perspectiva integrada e intersetorial, justamente com o olhar no cuidado do paciente. O seminário é uma grande articulação no processo de sensibilizar gestores e de qualificar os profissionais da saúde para cada vez mais garantir qualidade e segurança no cuidado das pessoas que buscam os serviços de saúde”, explicou o superintendente de Unidades Hospitalares Próprias, Andreis Vicente da Costa.
Garantir um atendimento humanizado foi destacado como prioridade pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto. “A Secretaria de Estado da Saúde está comprometida com o aperfeiçoamento do atendimento da nossa população, pois entendemos que a melhoria dos processos de trabalho, junto com a qualificação e a valorização profissional, irá garantir aos nossos pacientes um atendimento cada vez mais humanizado e qualificado, esse é o nosso objetivo”, ressaltou.
A enfermeira do pronto socorro do Hospital Regional de Porto Nacional, Arione Alves dos Reis, ressalta que o evento é de grande importância para todos os servidores que atuam nas unidades hospitalares. “Isso nos faz refletir sobre nossos atos e atuações, enquanto profissionais, principalmente no que diz respeito aos usuários do Sistema Único de Saúde. Tenho certeza de que, ao final deste seminário, todos teremos outra concepção e atuação diante do acolhimento, e a humanização que devemos ter com o paciente”, afirmou.
Representando o governador Wanderlei Barbosa no evento, o secretário-executivo da Governadoria, Edson Mota de Oliveira, enfatizou o compromisso do Governo do Tocantins com a população. “Uma saúde de qualidade é um dos compromissos e uma prioridade da gestão Wanderlei Barbosa, por isso o Governo não tem medido esforços para proporcionar momentos como este, que visam qualificar os nossos servidores para um atendimento cada vez mais humanizado”, concluiu.