O Governo do Tocantins realizou 1.311 cirurgias eletivas no mês de setembro. Desde o início do ano, 12.880 vidas já foram transformadas pelas ações coordenadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).
Edson Francisco dos Santos teve sua cirurgia realizada em setembro. “Eu gostaria de agradecer pela atenção, carinho e pela maneira que cuidaram de mim dentro do Hospital Geral de Palmas. Desde a recepção até o momento da cirurgia pela equipe médica. A cirurgia foi um sucesso e na recuperação estou me sentindo muito bem”.
Os procedimentos ocorrem de norte a sul do Estado, por meio do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), com convênios com municípios e hospitais privados contratualizados. “Estamos com a nossa rotina de cirurgia em constante aprimoramento. Os pacientes estão podendo contar agora com material de vídeo novo; o investimento do Governo do Estado está contribuindo para as melhorias aqui na nossa unidade hospitalar”, afirma a assistente III, do Hospital Regional de Araguaína, Mirancelma Maria da Silva.
“Essas cirurgias eletivas tem a finalidade de diminuir a fila de espera dos pacientes, permitindo que façam cirurgias há muito aguardadas as quais vão melhorar, sobremaneira, a qualidade de vida. Nossa regional já não tem filas e estamos dando suporte às unidades de Palmas, diminuindo assim o sofrimento de muitas pessoas que aguardavam o procedimento”, destaca a diretora geral do Hospital Regional de Miracema, Maria da Penha Bandeira.
No ranking das unidades que mais realizaram cirurgias eletivas no mês de setembro estão: Hospital Geral de Palmas (151), Hospital Regional de Miracema (102), Hospital Regional de Augustinópolis (92), Hospital Regional de Gurupi (85) e Hospital Regional de Guaraí (79).
“Quero agradecer a todas as equipes da Secretaria que não medem esforços em manter a realização de cirurgias eletivas em ritmo acelerado. Sabemos da importância deste serviço para a população e seguiremos fazendo o que nos foi determinado pelo governador Wanderlei Barbosa, que é oferecer uma melhor saúde pública para a população tocantinense”, destacou o titular da SES-TO, Carlos Felinto.