Saúde Tocantins
Governo do Tocantins realiza mais de 1,3 mil cirurgias eletivas no mês de setembro
Neste ano, já foram atendidos no Tocantins 12.892 pacientes que buscavam realizar cirurgias para melhorar a qualidade de vida
04/10/2023 11h25
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Secom Tocantins
Cirurgias foram viabilizadas pelo Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar, gratuitamente pelo SUS - Foto: SES/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins realizou 1.311 cirurgias eletivas no mês de setembro. Desde o início do ano, 12.880 vidas já foram transformadas pelas ações coordenadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).

Edson Francisco dos Santos teve sua cirurgia realizada em setembro. “Eu gostaria de agradecer pela atenção, carinho e pela maneira que cuidaram de mim dentro do Hospital Geral de Palmas. Desde a recepção até o momento da cirurgia pela equipe médica. A cirurgia foi um sucesso e na recuperação estou me sentindo muito bem”.

Os procedimentos ocorrem de norte a sul do Estado, por meio do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), com convênios com municípios e hospitais privados contratualizados. “Estamos com a nossa rotina de cirurgia em constante aprimoramento. Os pacientes estão podendo contar agora com material de vídeo novo; o investimento do Governo do Estado está contribuindo para as melhorias aqui na nossa unidade hospitalar”, afirma a assistente III, do Hospital Regional de Araguaína, Mirancelma Maria da Silva.

Continua após a publicidade

“Essas cirurgias eletivas tem a finalidade de diminuir a fila de espera dos pacientes, permitindo que façam cirurgias há muito aguardadas as quais vão melhorar, sobremaneira, a qualidade de vida. Nossa regional já não tem filas e estamos dando suporte às unidades de Palmas, diminuindo assim o sofrimento de muitas pessoas que aguardavam o procedimento”, destaca a diretora geral do Hospital Regional de Miracema, Maria da Penha Bandeira.

No ranking das unidades que mais realizaram cirurgias eletivas no mês de setembro estão: Hospital Geral de Palmas (151), Hospital Regional de Miracema (102), Hospital Regional de Augustinópolis (92), Hospital Regional de Gurupi (85) e Hospital Regional de Guaraí (79).

Continua após a publicidade

“Quero agradecer a todas as equipes da Secretaria que não medem esforços em manter a realização de cirurgias eletivas em ritmo acelerado. Sabemos da importância deste serviço para a população e seguiremos fazendo o que nos foi determinado pelo governador Wanderlei Barbosa, que é oferecer uma melhor saúde pública para a população tocantinense”, destacou o titular da SES-TO, Carlos Felinto.