Saúde SAÚDE NO TOCANTINS
Tocantins participa de encontro nacional sobre promoção da saúde
Evento faz parte de ações e estratégias para melhorar a vida da população
05/10/2023 16h30
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Dayana Nascimento/Governo do Tocantins
Encontro estimula uma gestão participativa e atuante na promoção da saúde – Foto: Divulgação SES-TO

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participam, em Brasília, de 04 a 06 de outubro, do I Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil (EM PROSA Brasil). O Encontro realizado pelo Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (DEPPROS/SAPS/MS) tem como objetivo apoiar a implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), a partir do compartilhamento de ideias e experiências, ampliação do diálogo, estímulo à gestão participativa e construção da agenda de territorialização da promoção da saúde no país.
 
Para o nutricionista e técnico da Diretoria de Atenção Primária, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Walter Soares Borges Neto, “o EM PROSA BRASIL possibilita ao diálogo estratégico entre diversos atores e parceiros da gestão pública como forma de trazer a promoção da saúde a um lugar onde ela possa ser vista, reforçando sua importância dentro de uma agenda pautada no cuidado e na sustentabilidade da população”.
 
Walter reforça que “o diálogo em cima da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), quando realizado em conjunto como está sendo agora, potencializa o desenvolvimento e a operacionalização de ações além da articulação dos conhecimentos interdisciplinares”.
 
Também representando a SES-TO, Kenia Rodrigues, pontua que “o encontro está proporcionando um diálogo necessário e fundamental para o desenvolvimento de ações intra e intersetorial. A importância do Programa Saúde na Escola para a Promoção da saúde no âmbito da Atenção Primária (APS) e que a promoção de saúde supõe uma concepção que não restrinja a saúde à ausência de doença, mas que seja capaz de atuar sobre seus determinantes sociais da saúde através da prestação de serviços clínico-assistenciais”.