As vacinas têm importância histórica para erradicação ou diminuição da incidência de diversas doenças graves como varíola, caxumba, gripe, poliomielite, rubéola, sarampo e coqueluche. No dia 17 de outubro, o Brasil celebra este importante instrumento para a manutenção da vida, desde o nascimento até a vida adulta. O Dia Nacional da Vacinação reforça sua importância para a saúde pública e manter o cartão de vacinação atualizado é uma demonstração de autocuidado.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as vacinas salvam a vida de três milhões de pessoas a cada ano. “Temos um calendário básico de vacinação extenso, que vai desde crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e indígenas. O Estado tem mais de 300 salas de vacina espalhadas, sempre haverá uma sala ou um ponto de vacinação próximo da população”, destacou a gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Diandra Sena.
A diretora de Vigilâncias das Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis da SES-TO, Gisele Luz, explica que a Pasta é responsável pela distribuição de vacinas para todos os municípios, além de auxiliar os poderes municipais na definição de estratégias para ampliar as coberturas vacinais. “Fazemos o recebimento, a distribuição e o acompanhamento da cobertura vacinal de todas as doses do calendário básico de vacinação da criança, do adolescente, do adulto, do idoso e outros. Também somos responsáveis pela capacitação e pelo monitoramento de todas as equipes do Estado, enquanto os municípios são os responsáveis pela aplicação dos imunizantes. São centenas de pessoas envolvidas diretamente na prevenção de doenças de forma simples e eficaz”, ressaltou.
Calendário de vacinação
Atualmente, o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS) conta com mais de 20 vacinas, que protegem contra 26 enfermidades diferentes, para serem aplicadas em todas as faixas etárias, sejam crianças, adultos, idosos, gestantes, entre outros.
São elas: BCG, Hepatite B, Penta, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola),Tetra viral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela), DTP, Hepatite A, Varicela, Difteria e tétano adulto (dT), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, DTPA, Influenza (esta, ofertada durante campanha anual) e Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23).
Acesso
Toda a população pode se vacinar gratuitamente nas mais de 320 salas de vacinação, localizadas nas Unidades Básicas de Saúde, de todo o Tocantins. Para isso, basta comparecer a um dos locais, com o cartão de vacinação e um documento de identificação em mãos.
O cartão de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado com os demais documentos pessoais.
Mín. 21° Máx. 27°