Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da doação de sangue e incentivar para que se tornem futuros doadores voluntários, o Hemocentro Coordenador de Palmas trabalha o Projeto ‘Doador do Futuro’ nas escolas públicas e privadas de Palmas.
O Projeto Doador do Futuro tem como objetivo formar cidadãos conscientes sobre a importância da doação de sangue e a sua responsabilidade para a manutenção dos estoques, além de estimular a participação dos alunos no fomento à doação de sangue para que eles possam ser agentes multiplicadores do tema. “Apesar de aproximadamente 1,4% da população brasileira doar sangue e estar dentro dos parâmetros definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda que o índice se mantenha entre 1% e 3%, observamos que ainda não é suficiente para atender às nossas demandas com segurança e tranquilidade que precisamos, por isso ações de conscientização são tão importantes”, destacou a superintendente da Hemorrede do Tocantins”, Pollyana Gomes.
A responsável pelo Setor de Captação de Doadores de Palmas, Robéria Fernades, destacou a importância do projeto para mudança cultural em relação à temática. “Sabemos que no nosso país não se tem uma cultura de doação regular de sangue e ainda existem muitos tabus em relação ao tema, fatores que dificultam a participação da sociedade na doação de sangue, por isso quanto mais novo essa criança e/ou adolescente tiver acesso a essas informações, maiores são as possibilidades deles despertarem o interesse e o senso de responsabilidade em relação à causa”.
Essa semana, ocorreu palestra no Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade II (CMTO- II) para 220 estudantes. “Venho trabalhando com nossos estudantes a importância da doação de sangue como um ato altruísta e de solidariedade, que ajuda a salvar muitas vidas, por isso criamos a campanha Doe Sangue Salve Vidas, e dentre as atividades está o desenvolvimento das palestras do projeto ‘Doador do Futuro’ aqui na nossa escola”, destacou a professora de Biologia do CMTO- II, Sandra Lima.
Palestra
Os interessados em agendar uma palestra podem procurar o Setor de Captação de Doadores do Hemocentro em Palmas pelo e-mail:[email protected]ou pelos telefones 0800-642 8822 / 63 9 9944-8763.
Mín. 21° Máx. 27°