O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, está entre as principais causas de morte no mundo. Para conscientizar a população sobre a prevenção, o Hospital Geral de Palmas (HGP) realizará uma ação alusiva ao Dia D do AVC, comemorado dia 29 de outubro. O evento ocorrerá neste sábado, 28, no Parque Cesamar, em Palmas, das 7h30 às 10 horas.
A ação contará com profissionais da Unidade do AVC do hospital, professores e estudantes de enfermagem da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Quem passar pelo parque poderá realizar aferição de pressão, teste de glicemia, verificação da circunferência abdominal, além de informações sobre os sintomas e cuidados para combater a doença. Para incentivar a prática de exercício físico e cuidado com a saúde, umaaula de dança será ofertada ao público.
Sobre AVC
De acordo com a Sociedade Brasileira de AVC, o Acidente Vascular Cerebral, também conhecido isquemia ou derrame cerebral, é a segunda doença que mais mata os brasileiros e a principal causa de incapacidade no mundo. Cerca 70% das pessoas não retornam ao trabalho após um AVC devido às suas sequelas, e 50% ficam dependentes de outras pessoas no dia a dia. Pode ocorrer em qualquer idade, costuma ser mais frequente em idosos e pessoas com problemas cardiovasculares. A incidência de AVC vem crescendo cada vez mais entre os jovens, ocorrendo em 10% de pacientes com menos de 55 anos.