Para produzir mudanças nos modos de gerir e cuidar dos pacientes e profissionais da saúde pública, o Governo do Tocantins realiza entre os dias 6 e 9 de novembro, no auditório do Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos, na Capital, a 2ª Semana Estadual de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense. O evento será direcionado aos profissionais do SUS, comunidade acadêmica e todos os atores que vivenciam de alguma forma a construção e o fortalecimento da Política Nacional de Humanização (PNH) no Tocantins.
O tema da semana seráVinte anos da Política Nacional de Humanização: Trilhas e Rumos para o SUSe contará com mesas temáticas e oficinas. “A 2ª Semana Estadual de Humanização é um evento que traz uma grande possibilidade para o Estado do Tocantins pensar na sua rede, nos seus objetivos, suas metas e como podemos humanizar o cuidado em saúde nas relações de trabalho, no atendimento e nos processos de gestão dentro da saúde. E nós esperamos que o público esteja aberto para refletir e pensar em conjunto, para quando retornarem aos seus espaços de trabalho, levem um pouco de tudo, para assim fomentar essa implementação da política de humanização nos serviços”, comentou o assessor de Humanização da SES-TO, Wendy Delgado.
Durante o evento, haverá também, a Mostra de Histórias Humanizadas do SUS, um projeto que visa criar memórias do SUS que dá certo e no reconhecimento dos protagonistas desta história, no Tocantins. “Esse evento está sendo planejado com muito carinho, que vai contar com grandes nomes da humanização nacionalmente, pessoas que estão à frente da política hoje em dia, que estiveram à frente da política no passado, que fizeram parte dessa construção, que vão nos auxiliar nesse momento rico de discussão e de reflexão sobre as práticas de humanização dentro da saúde pública”, acrescentou o assessor.
HumanizaSUS
A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. A PNH deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. Promover a comunicação entre estes três grupos pode provocar uma série de debates em direção a mudanças que proporcionem melhor forma de cuidar e novas formas de organizar o trabalho.
Apresentação cultural
Durante o evento haverá a apresentação da orquestra decajón 'Botucajón, grupo de estudo permanente que realiza apresentações em escolas, hospitais e eventos em geral, que apresentará a peça Baianescer. Um arranjo criado em homenagem a Bahia que utiliza os ritmos do Ijexá e do samba-reggae.