A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizará no dia 16, o3º Encontro dos Ostomizados do Tocantins, com objetivo de promover a troca de experiências e apresentar novas informações a pacientes, familiares e profissionais. O evento ocorrerá em Palmas, no auditório do Sebrae, a partir das 8 horas.
Pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação.
Bolsas de Colostomia
No Tocantins, aproximadamente 400 pacientes ostomizados fazem acompanhamento nos Centros Especializados em Reabilitação (Palmas e Araguaína ) e Serviço Especializado em Reabilitação (Porto Nacional e Colinas). Em 2022, quando a atual gestão regularizou a entrega dos itens, foram distribuídas quase seis mil bolsas de colostomia e este ano já foram entregues 28.387.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pela distribuição dos equipamentos coletores e de segurança nos centros e serviços, que orientam quanto ao manuseio das bolsas de colostomia, fixadas na abertura da estomia. Os itens são fundamentais para a autonomia dos pacientes.