Saúde Tocantins
Saúde distribui novas remessas de cadeiras de rodas
Equipamentos foram enviados aos Serviços Especializados em Reabilitação sob gestão estadual em Porto Nacional e Araguaína
20/11/2023 19h30
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Secom Tocantins

Dentro da política de promoção da acessibilidade, qualidade de vida e bem-estar à população tocantinense, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), enviou nesta segunda-feira, 20, mais remessas de cadeiras de rodas aos Serviços Especializados em Reabilitação (SERs), sob sua gestão em Porto Nacional e Araguaína. Os equipamentos atenderão pacientes regulados às referidas unidades.

Foram enviadas quase 100 cadeiras adultas e infantis, dos tipos padrão, tetraplégico, de banho com encosto reclinável e para pessoas acima de 90kg. “Temos trabalhado para sanar as demandas reprimidas e entregar com agilidade os meios auxiliares de locomoção aos pacientes assistidos pelos Centros e Serviços Especializados em Reabilitação. Desde novembro de 2022 já entregamos quase 400 cadeiras entre de rodas comum, motorizadas, tetra e de banho. Agora estamos encaminhando novos equipamentos e ainda temos itens em fase de baixa em processo vigente, para serem distribuídos, em um trabalho contínuo”, afirmou a diretora de Assistência Especializada em Reabilitação da SES-TO, Thaís Farias.

A superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Rosa Helena Ambrosio, destacou que “os meios auxiliares de locomoção tem grande importância no processo de reabilitação, pois eles promovem a qualidade de vida para pessoas com deficiência que necessitam de um suporte para se locomoverem. Com isso eles ganham autonomia e inclusão”.

Continua após a publicidade

SCERs no Tocantins

No Estado, existem dois Serviços Especializados em Reabilitação (SERs), em Porto Nacional e Araguaína; e dois Centros Especializados em Reabilitação (CERs), em Palmas e Colinas do Tocantins.

Continua após a publicidade

Os SCERs visam reabilitar pessoas com deficiência física e intelectual e dispõem de equipe multiprofissional composta por enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico ortopedista, médico neurologista, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista e psicólogo, oferecendo consultas, avaliação, diagnóstico, terapias, indicação de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção, que são adquiridos pelo Governo do Tocantins.