“Sou uma das pacientes que entraram no mutirão de gigantomastia, a cirurgia para a redução das mamas, um procedimento que não é estético, mas sim, uma busca pela saúde. E esse procedimento era um sonho que eu tinha há muito tempo, porque sofria com muitas dores nas costas, o que em certos casos me impossibilitava de fazer as obrigações do dia a dia. Só tenho a agradecer pela oportunidade e estou muito feliz com o resultado”. O depoimento é da paciente Samara Miranda Soares, de 27 anos, uma das dez mulheres atendidas no primeiro mutirão de cirurgias, da referida especialidade, realizado no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG).
Os procedimentos foram realizados por meio do Programa de Aprimoramento de Gestão Hospitalar (PAGH Cirúrgico), conhecido comoOpera Tocantins, criado para dar agilidade aos atendimentos na rede de saúde pública do Estado. “A cirurgia de gigantomastia é uma necessidade imprescindível para as mulheres que sofrem com essa situação, pois afeta profundamente a qualidade de vida, a saúde física e a autoestima delas. Sentimos satisfação em poder proporcionar alívio às nossas usuárias do SUS [Sistema Único de Saúde] na região do Bico do Papagaio, contribuindo, assim, para uma melhoria notável na qualidade de vida. Expressamos nosso agradecimento ao Governo do Tocantins e toda a equipe da Secretaria de Estado da Saúde, por nos permitir mais este benefício à população”, enfatizou a diretora-geral do HRAUG, Vilma Jovino de Almeida.
O médico responsável pela realização dos procedimentos no Hospital Regional de Augustinópolis, Paulo Sérgio Silvestre de Moura, comentou sobre o trabalho. “Fico honrado por liderar esse trabalho às dez primeiras pacientes que agora possuem a sua história mudada. Agradeço ao Governo do Tocantins, pois essa, com toda a certeza, é uma das ações sociais mais importantes, principalmente para quem tanto sofre com essas condições”, pontuou.
Gigantomastia
A cirurgia de redução das mamas (mamoplastia redutora) é realizada por meio da retirada do excesso de gordura, tecido mamário e pele de determinada região da mama. Assim que essa etapa é realizada, é feito o remodelamento, conferindo à mama seu formato natural de cone e reposicionando a aréola.
Eletivas
As pacientes atendidas no Hospital Regional de Augustinópolis compreendem as mais de 27,5 mil pessoas retiradas da fila de espera por uma cirurgia eletiva, de outubro de 2021 a novembro de 2023, de acordo com os dados do Sistema Gerenciamento de Fila de Espera de Cirurgias Eletivas (Sigle). Do total, 15.684 foram realizadas em 2023.
Mín. 23° Máx. 37°