Estão abertas as inscrições para o seminárioSaúde e Segurança no Trânsito, que ocorrerá no dia 5 de dezembro. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), tem o objetivo de fortalecer a promoção e a prevenção da morbimortalidade por acidentes de trânsito no Estado do Tocantins e ocorrerá no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto). Os interessados em participar podem fazer a inscrição clicandoaqui.
Dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) apontam que, no Tocantins, de janeiro a outubro de 2023, aproximadamente 423 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito. Deste total, 78,01% das vítimas são do sexo masculino e em maior acometimento na faixa etária de 20 a 29 anos e 45,86% dos acidentes fatais envolvem motocicletas.
“No que pesa para a Secretaria da Saúde, temos números exorbitantes de pacientes hospitalizados com politraumas em virtude de acidentes de trânsito. Então teremos este seminário para poder traçar políticas públicas com todo o Executivo estadual e as secretarias municipais, com o propósito de reduzir esse agravo no estado do Tocantins”, declarou a gerente de Urgência e Emergência da SES-TO, Kamilla de Moura Sá.
A gerente da SES-TO acrescentou que “o seminário contará com palestrantes para debater com órgãos e autarquias sobre o contexto da saúde e da segurança, além de assuntos que se relacionam ao estresse no trânsito, ao estresse em serviço no trânsito, ao reconhecimento de dados e ao aumento de estatísticas, visando entender o comportamento do ser humano na última década em relação ao tráfego para podermos conscientizar a população sobre a importância de um trânsito mais seguro”.
A gerente de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis (Dant/SES-TO), Hortência Farias, esclareceu que “é fundamental deixar os gestores e a população conscientes das responsabilidades no trânsito, uma vez que a maioria dos acidentes ocorrem devido à imprudência dos condutores. Vamos agir de maneira diferente e cumprir nossa parte para tornar o trânsito mais seguro”, destacou.
O seminário
O seminárioSaúde e Segurança no Trânsitotrará os seguintes debates:Panorama dos sinistros de trânsito no estado do Tocantins;Experiências exitosas do Programa Vida no Trânsito (PVT) do município de Palmas e Araguaína;Assistência às vítimas de sinistro de trânsito e o impacto no Hospital Geral de Palmas;Estratégia de fiscalização para a redução dos sinistros de trânsito no Tocantins; e O papel da psicologia do trânsito para a prevenção de acidentes.