Com o objetivo de debater e promover ações de combate à Malária, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e 14 municípios do Tocantins participam doCurso de Formação de Lideranças - Repensando a Malária: O Caminho para a Eliminação.O evento é promovido pelo Ministério da Saúde(MS), realizado em São Luís (MA), no período de 27 de novembro a 1º de dezembro e reúnegestores, técnicos e pesquisadores que atuam no combate à doença no país.
Os participantes foram selecionados via análise curricular feita pelo Ministério da Saúde. "O curso oferece uma oportunidade valiosa para o Tocantins combater efetivamente a malária. Ao capacitar profissionais com habilidades multidisciplinares e atualizar sobre estratégias prioritárias, o curso fortalece a equipe local. A integração entre participantes, serviços de saúde e academia cria uma rede colaborativa, permitindo a disseminação eficaz de conhecimentos e práticas. Os participantes, munidos de subsídios técnicos-científicos, podem aplicar estratégias mais eficientes em suas regiões, contribuindo significativamente para a eliminação da malária no Tocantins”, destacou obiólogo e técnico da área de vigilância da Malária e Tracoma/SES-TO,MarcoAuréliode Oliveira Martins.
A coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Regional de Guaraí (HRG), Maria José Neres da Silva afirmou que “a participação da equipe de saúde do Tocantins no curso sobre a eliminação da malária, não apenas fortalece os conhecimentos técnicos, mas também reforça o compromisso do Estado em fazer parte ativa do esforço nacional para eliminar essa doença. O intercâmbio de ideias e a colaboração entre os profissionais de saúde prometem ser práticos para avanços inovadores na luta contra a malária no cenário tocantinense”.
Outra participante é a coordenadora técnica de Doenças Vetoriais e Zoonoses do Município de Palmas, Rafaella Xavier Santos, a qual afirmou que “o curso está subsidiando um aprofundamento em novas percepções de estratégias para execução no Município de Palmas, além do fortalecimento das ações de vigilância. É importante ressaltar que a intersetorialidade nas ações de combate a malária é fundamental para atingirmos com êxito a eliminação”.
O técnico do município de Dianópolis, responsável pelo Laboratório de Entomologia Médica e coordenador da Vigilância Ambiental e Endemias, Marcos Wallace Rodrigues de Araújo, reforçou a importância do curso na manutenção dos resultados obtidos pelo Estado. “A manutenção dos resultados será fruto do aumento da vigilância dos casos importados, um trabalho voltado para a educação em saúde, unificação das equipes de saúde do município, para a identificação dos casos de maneira ágil e eficaz. O curso agrega as equipes para terem novos desafios no território”.
O Tocantins está sendo representado por técnicos da SES-TO e dos municípios de Dianópolis, Araguatins, Araguaína, São Félix do Tocantins, Aguiarnópolis, Barrolândia, Palmas, Brasilândia, Guaraí, Porto Nacional, Aragominas, Pau D'arco, e Araguacema.