A capacidade de oferta de exames e consultas especializadas para os municípios da Região de Saúde Sudeste foi apresentada na 6ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestora Regional (CIR) realizada na cidade de Almas, nessa terça-feira, 28. O mapeamento da oferta de serviços para a região foi discutido em conjunto com os Hospitais Regionais de Arraias e Dianópolis e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).
A técnica da Superintendência de Unidades Próprias (SUHP/SES-TO), Sylmara Guida explicou que, “a oferta dos serviços leva em conta a organização da Rede de Atenção à Saúde, o Planejamento Regional Integrado e a necessidade da população. No dia 20 de cada mês, a unidade hospitalar encaminha os mapas de vagas para alimentar o sistema e para visualização dos municípios para solicitação ou agendamentos”, relatou.
O secretário municipal de Saúde de Dianópolis, Israel Leite Furtado, informou que este ano foi de muitos avanços para a saúde pública da região. “Nossa rede de atenção à saúde começa a ter contornos de resolutividade na relação da atenção básica, prestadas pelo município, e de média e alta complexidade, de competência do Estado em seus hospitais regionais. Fato relevante é a evolução assistencial do Hospital Regional de Dianópolis, oferecendo mais resolutividade com a presença de médicos especialistas e a retomada de cirurgias eletivas, exames laboratoriais, exames de ultrassonografia, dentre outros atendimentos necessários para evitarmos a peregrinação diária com pacientes para Palmas”, reforçou.
O gestor municipal complementou que, “isso é fruto de muito trabalho dos profissionais da Secretaria de Estado da Saúde e membros da CIR, dos secretários municipais de Saúde da Região Sudeste, do secretário de Estado da Saúde, pela sensibilidade em melhorar os serviços ofertados nos hospitais regionais, aos prefeitos da região pela cobrança para que realmente a política de saúde seja efetivada para nossa população e ao governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, pelo comprometimento na melhoria dos serviços de saúde ofertados pelo Governo do Estado em seus Hospitais Regionais”, enfatizou.
Serviços
No Hospital Regional de Dianópolis (HRD), são ofertados os exames de mamografia com 224 exames por mês; exames de diagnóstico por imagem (radiologia) com 875 por mês; ultrassonografias, com 484 por mês; eletrocardiograma, 358 por mês; e consultas especializadas em cirurgias gerais, pediatria, ginecologia e obstetrícia.
O diretor do HRD, André Luís Nunes Cavalari, falou sobre a reunião e os serviços disponíveis. “Para nós aqui do hospital, foi uma reunião muito importante, em que pudemos apresentar essa carta de serviços, que é fruto de um trabalho que começou lá no mês de março, quando foi iniciada a reestruturação dos serviços do hospital, com a contratação dos especialistas para fazer esse resgate da saúde aqui da região sudeste. Mostramos os avanços dos últimos meses em relação ao atendimento no hospital, com as consultas dos especialistas, ao fornecimento de exames e também a questão das cirurgias eletivas, que era uma grande demanda. Esta última reunião da CIRencerrou o ciclo do ano com a apresentação dos avanços e os melhores avanços para próximo ano”, pontuou.
Já no Hospital Regional de Arraias (HRAR), são ofertados exames de diagnóstico por imagem (radiologia) com 600 vagas por mês; ultrassonografias com 125 por mês; eletrocardiograma com 90 por mês; e consultas especializadas em cirurgias gerais, pediatria, ginecologia e obstetrícia, ortopedia, urologia.
Segundo o diretor-geral do HRAR, Hugo Sousa, “a unidade está sempre de portas abertas para a população referenciada e temos trabalhado para a ampliação de ofertas. Temos recebido todo o suporte da Secretaria de Estado da Saúde para a continuidade dos atendimentos de todas as nossas demandas”.
Municípios
Compõem a região de Saúde Sudeste: os municípios de Almas, Aurora do Tocantins, Arraias, Combinado, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Lavandeira, Novo Alegre, Novo Jardim, Paranã, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, Taguatinga e Taipas do Tocantins.