O titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Carlos Felinto, acompanhado da equipe técnica da Pasta, participou nos dias 29 e 30 de novembro, em Brasília/DF, das reuniões do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), para debates, deliberações e pactuações de recursos, políticas e ações para o Sistema Único de Saúde (SUS).
O Tocantins será contemplado com cerca de R$ 10,2 milhões para o Fundo Estadual de Fundos Municipais de Saúde. São recursos para os Serviços de Verificação de Óbito (SVO), para o Programa SUS Digital e apoio financeiro para as ações contingenciais de vigilância e prevenção de endemias com ênfase nas Arboviroses.
O titular da SES-TO, Carlos Felinto, celebrou os aportes financeiros que serão recebidos pelo estado do Tocantins. “Todos os serviços, programas e ações de prevenção contemplados com os novos recursos demonstram o empenho das equipes estaduais e municipais em montar projetos e programas, com suas reais necessidades. Além disso, o Ministério da Saúde está buscando solucionar as distorções, a exemplo das equipes matriciais e da proposta da Política Nacional de Atenção Especializada que foi apresentada na reunião do Conass e debatida na CIT”, destacou o gestor.
Pautas
Na reunião da CIT, também foram discutidas a proposta de vacinação contra covid-19 em 2024; a proposta de Denominadores de Cobertura Vacinal; o Programa Nacional de Redução das Filas de Eletivas; a Política Nacional de Cuidados Paliativos; e o lançamento do livroNovo Federalismo no Brasil – tensões e inovações em tempos de Covid-19.
Na pauta do Conass, teve o Projeto de fortalecimento de vigilância e emergências, com objetivo de aumentar a capacidade de vigilância, preparação e resposta a eventos, com potencial de se tornarem emergências de saúde pública, especialmente das Síndromes Respiratórias Agudas. Projeto organizado em conjunto pelo Conass; pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS); e pela Organização Pan-americana da Saúde (Opas/OMS). Outros assuntos foram o programaMais Acesso à Especialidadeseos resultados do projetoTelessaúde na Região Nordeste.
Mín. 23° Máx. 37°