Com objetivo de alinhar as ações de Imunização no Tocantins, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-TO) reuniu-se nesta sexta-feira, 8, com o Grupo Técnico do projetoImuniza Tocantins, para construir o Plano Estadual de Vacinação de 2024. O evento, coordenado pela Gerência de Imunização da Pasta, visa ao aumento da cobertura vacinal de todo o Estado.
O Grupo Técnico é formado pelas áreas técnicas da SES-TO; do Ministério Público do Tocantins (MPTO); da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju); da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (MS); do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-TO); do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-TO); da Associação Tocantinense de Municípios (ATM); do Distrito Sanitário Especial Indígena no Tocantins; da, Pastoral da Criança do Tocantins; e do Instituto Peabiru.
"A temática vacinação é uma das prioridades de gestão nas ações de vigilância em saúde, por isso estamos direcionando todos os nossos esforços para alcançarmos a coberturas vacinais e esse trabalho tem gerado resultado, apesar de só termos alcançado cobertura vacinal na vacina da poliomielite, segundo dados do Ministério da Saúde de 2022, o Tocantins está em primeiro lugar no Brasil em percentual de vacinação e acreditamos e qu,e neste ano de 2023, manteremos essa posição", destacou a diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis, Gisele Silva Carvalho Luz.
A gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena, destacou que "o alcance desse resultado é fruto do trabalho que temos feito no Grupo Técnico, mas ainda precisamos avançar, pois no Tocantins assim como nos demais estados brasileiros, a cobertura vacinal ainda está abaixo dos 90%, por isso o Plano Estadual de Vacinação é um instrumento importante".
Na reunião, também foram apresentados, por todos os parceiros, os resultados das ações do Plano Estadual de Vacinação de 2023 e as propostas para o ano de 2024. “Temos trabalhado com as escolas, a orientação para que peçam o cartão de vacina atualizado, no ato das matrículas, conforme normativa estadual. Além disso, pedimos que os municípios programem em seus territórios as mesmas práticas, bem como as escolas da rede particular”, afirmou a representante da Gerência de Programa e Projetos Pedagógicos da Seduc, Maria Teresinha Ribeiro.
O superintendente do Ministério da Saúde, no Tocantins, Relmivam Milhomem, enfatizou que o Ministério da Saúde tem se empenhado na massificação das campanhas de vacinação. “As vacinas são a melhor forma de proteção e não podemos deixar que doenças evitáveis voltem”, concluiu.
No encontro, ficou definida a junção das propostas apresentadas e, no dia 20 de fevereiro de 2024, ocorrerá uma nova reunião do Grupo Técnico para apresentação e aprovação do Plano Anual de Vacinação de 2024.
Dados
No Tocantins, em 2022, das nove vacinas preconizadas no calendário básico de vacinação para as crianças menores de um ano e um ano de idade, somente a vacina BCG (120,44%), alcançou a cobertura vacinal. O Estado possui 323 salas de vacina, com 49 tipos de imunizantes disponíveis e fechou o ano de 2022 em 1° lugar nacionalmente em cobertura vacinal em menores de dois anos, com 87,69%.
Mín. 23° Máx. 37°