O piloto de uma aeronave que estava transportando um carregamento com de 420,9 kg de substância análoga à cocaína foi preso no início da noite deste sábado, 06, pela Polícia Militar após precisar fazer um pouso forçado na zona rural do município de Rio Sono, na região Centro-Norte do Tocantins.
Segundo a Polícia Militar, a ocorrência foi registrada por volta das 19h. O piloto do avião, um homem de 54 anos que não teve o nome divulgado, foi conduzido para a sede da Polícia Federal em Palmas onde após ser ouvido pela autoridade policial, foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico internacional de drogas.
Segundo a PM, após receberem denúncia anônima, via telefone, as equipes do 3º Batalhão de Polícia Militar deslocaram até uma propriedade rural distante 40 Km da cidade de Rio Sono, onde um avião teria realizado um pouso de emergência. No local, os militares encontraram o piloto, que apresentava pequenas escoriações na cabeça devido ao choque do pouso forçado, e as substâncias entorpecentes estavam no interior da aeronave.
Questionado pela equipe policial, o piloto confessou ter pego o carregamento de drogas em Corumbá (MS) e deixaria em uma propriedade rural em uma cidade do Tocantins, que não soube informar o nome, pois tinha apenas as coordenadas geográficas do local.
A aeronave modelo Cessna Aircraft 210L com prefixo PT-JZG está registrada em nome de uma pousada com sede no município de Apiacás, no Estado de Mato Grosso. Na Receita Federal o CNPJ da empresa está baixado.
No site da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, a aeronave está com Inspeção Anual de Manutenção (IAM) válida até abril deste ano.
Após a realização dos procedimentos cabíveis em lei, o piloto foi colocado à disposição do poder judiciário na carceragem da Unidade Prisional Regional de Palmas – UPRP.
Mín. 22° Máx. 32°