Para dar continuidade às cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS) estadual, o Governo do Tocantins está realizando durante o mês de janeiro, mutirão de consultas pré-cirúrgicas na área de ortopedia, no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG). Segundo a programação da unidade hospitalar, devem ser contemplados 920 tocantinenses, sendo atendidos diariamente em média 30 pessoas, que aguardam na fila da Central Estadual de Regulação (CER) por atendimento ambulatorial.
O mutirão faz parte do conjunto de ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), para a redução do número de pacientes que aguardam por uma cirurgia eletiva. “Considerando a demanda existente na área de ortopedia, fazemos com muita alegria esse mutirão de consultas para o atendimento da população, que agora terão com mais agilidade, as informações importantes sobre o diagnóstico, condutas e acompanhamento necessário, conforme cada caso, proporcionando assim, uma melhor qualidade de vida para todos os usuários do SUS estadual”, revelou a diretora-geral do HRAUG, Vilma Jovino.
Uma das pacientes atendidas nesta semana é a Divina Rosa Machado, moradora de Augustinópolis. “Estou muito feliz, porque estava precisando muito dessa consulta e hoje com esse mutirão, tive o atendimento com uma equipe médica maravilhosa, que agora me deixam mais perto de realizar o meu sonho e de outras pessoas que terão mais saúde com fé em Deus neste ano”, comemorou.
Quem também se diz satisfeita é Dalva Rodrigues Duarte, mãe do Paulo Henrique Rodrigues Duarte, morador do município de Axixá. “Estou aqui com meu filho e graças a Deus saiu essa consulta e eu só agradeço por esse mutirão estar acontecendo e eu só tenho a agradecer a todos os profissionais do hospital”, afirmou.
Destaque
O Estado do Tocantins celebra recordes de atendimentos em 2023, quando foram realizadas mais de 18 mil cirurgias eletivas. Para este ano, só no mês de janeiro, estão programadas cirurgias eletivas nos Hospitais Regionais de Miracema, Dianópolis, Arapoema, Xambioá, Porto Nacional, Guaraí, Hospital Geral de Palmas e Pedro Afonso.