Com objetivo de ofertar serviço de qualidade e segurança nos atendimentos laboratoriais prestados, o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO) está disponibilizando um link, com o formulário de cadastro para participação na Rede Laboratorial e no Programa de Controle deQualidade Laboratorial (PCQL). Com a inscrição, é adquirido acesso ao monitoramento e à assessoria gratuita dos serviços prestados. Podem se cadastrar, todas as unidades públicas e privadas que realizam exames laboratoriais no Tocantins.
Caso o Laboratório esteja dentro da unidade hospitalar, o próprio serviço deverá fazer a solicitação. O cadastro deve ser feito anualmente, para formalizar o cadastro, ouatualizá-lo, basta solicitar por e-mail, para:[email protected]ou acessar oformulário estruturado, disponível nolink.
Os serviços são administrados pela coordenação do Lacen-TO, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS), que confere, ao Laboratório, a competência de coordenar a rede estadual de laboratórios públicos e privados, que realizam análises de agravos de interesse em saúde pública.
A responsável pela Coordenação da Rede Laboratorial e Programa de Controle de Qualidade Laboratorial do (Lacen-TO), Sirlene Damasceno, destaca a importância do cadastro no Programa de Controle de Qualidade Laboratorial. “A participação no Programa tem como objetivo principal padronizar por meio de ações e procedimentos internos, os processos e os resultados laboratoriais, buscando melhoria contínua, eficácia e eficiência na entrega desses serviços à sociedade tocantinense”, reforça.
Sobre o cadastro na Rede Estadual, a coordenadora relata que, “salientamos a importância do cadastro anual no Lacen-TO de todas as unidades de saúde, públicas e privadas, que realizam exames de interesse em saúde pública para melhor alinhamento, monitoramento e assessoria à Rede Estadual de Laboratórios, atendendo assim às normativas preconizadas pelo Ministério da saúde. Com o cadastro, o laboratório recebe uma declaração, que também é exigida pela Vigilância Sanitária para renovação do Alvará Sanitário”.
Benefícios
A participação no Programa de Controle de Qualidade do Lacen-TO proporciona, à unidade laboratorial, o monitoramento da qualidade dos diagnósticos realizados no laboratório buscando melhoria contínua, a confiabilidade dos diagnósticos realizados, certificação laboratorial, gratuidade na participação de Controle Externo da Qualidade, desempenho da organização e outros.
O Programa realiza o monitoramento do diagnóstico laboratorial dos agravos de interesse em saúde pública, realizados pelas unidades cadastradas no programa, para os seguintes agravos:
- Microscopia para Tuberculose, Hanseníase, Malária, Doença de Chagas, Leishmaniose tegumentar americana (LTA);
- Teste rápido para leishmaniose Canina (LVC);
- Microscopia para meningites; e
- Citologia para rastreamento do câncer de colo de útero.
Mín. 23° Máx. 37°