Eleições 2024 ELEIÇÕES 2024
Após realizar 22,4 mil atendimentos itinerantes, TRE-TO voltará a levar serviços a municípios tocantinenses visando as eleições de 2024
Ao todo, no ano passado foram visitados 103 municípios tocantinenses, em que não há a presença física do TRE-TO, equivalente a 75,54%.
12/02/2024 12h48
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Rozeane Feitosa / Assessoria
Título eleitoral - Foto: Reprodução

Com 22.488 mil atendimentos itinerantes realizados em 2023, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) finaliza os preparativos e planeja novas ações para dar início na segunda quinzena do mês de fevereiro. Ao todo, no ano passado foram visitados 103 municípios tocantinenses, equivalente a 75,54%. De acordo com o balanço, foram realizadas 169 ações.

Entre os principais serviços buscados pela população estavam a emissão do 1º título de eleitor (alistamento), transferência, emissão de 2ª via do título, busca de informações e também esclarecimento de dúvidas. Sendo aproximadamente 44% de alistamento, 31% de transferência e 25% de revisão e informação.

Para o presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, os atendimentos itinerantes possibilitam o acesso aos serviços eleitorais de forma ampla, rápida, humanizada e eficiente. “Com a aproximação das Eleições Municipais de 2024, vamos intensificar nossas ações para regularizar a situação eleitoral dos tocantinenses, facilitando seu acesso aos serviços que garantem a sua participação no pleito democrático”, afirmou o magistrado.

Continua após a publicidade

Mais atendimentos

O tribunal trabalha com estratégias eficazes para alcançar o maior número de eleitores, com o objetivo garantir a participação de todos nas eleições municipais de 2024. Nesta iniciativa do TRE-TO, são oferecidos os serviços eleitorais ao cidadão, como alistamento eleitoral, regularização, impressão de 2ª via e transferência de título, ou emissão de certidões.

Continua após a publicidade

Os atendimentos itinerantes fazem parte do grupo de programas permanentes do tribunal que compreende descentralizar os atendimentos realizados somente nos cartórios das Zonas Eleitorais, e levar para pontos específicos nos municípios, para que possa facilitar o acesso da população aos serviços da Justiça Eleitoral.

Próximas ações

Com previsão de retorno para este mês, no período de 19 fevereiro a 4 de maio, além das cidades que necessitarem receber a ação, já está confirmada a realização em dois municípios que não houve atendimentos em 2023, ambos da 18ª Zona Eleitoral:  Palmeirópolis e São Salvador.

Continua após a publicidade

Objetivos estratégicos: