Dando continuidade nas ações de combate a criminalidade, policiais militares do 1º BPM, comandados pelo Major Thiago Monteiro, lograram êxito em prender um indivíduo identificado como Janderson da Conceição Cardoso, 20 anos, vulgo “atribulado” em menos de 4h, após ele ter roubado uma motocicleta na quadra 110 Norte, na capital.
De acordo com relatos da vítima, o criminoso estava junto com outros comparsas em um veículo de cor vermelha, quando foi abordado pelo suspeito, momentos após ele desembarcar no veículo. A ocorrência foi registrada por volta das 23h, desta quinta-feira, 15.
“Ele desceu do carro e me surpreendeu já com um revólver na mão, e anunciou o roubo, [sic...perdeu, perdeu, desce da moto, passa a moto...], antes de levar a minha moto, ele bateu com o revólver no capacete, com o impacto da pancada, a coronha da arma ainda atingiu o meu ombro esquerdo, causando um hematoma”. Disse a vítima, que pediu para não ter o nome divulgado.
Após ter a moto levada pelo criminoso, o jovem de 19 anos, acionou a Polícia Militar através do número 190, durante a ligação, o jovem repassou aos militares as características do autor e os dados da motocicleta, da marca Honda, modelo Fan 160cc de cor cinza.
Após tomar conhecimento do roubo e de posse das informações do veículo e das características do suspeito, os militares do 1º BPM deram início às diligências com intuito de recuperar a motocicleta e prender o suspeito.
De acordo com informações apuradas pela reportagem da Agência Tocantins, uma equipe da Força Tática do 1º BPM, durante patrulhamento tático especializado nas proximidades da quadra Arse 65 (antiga 612 sul) encontraram a motocicleta abandonada às margens da avenida marginal leste. Segundo a PM, durante a fuga, o autor do roubo, perdeu o controle do veículo e caiu, em seguida ele abandonou a moto e seguiu a fuga a pé.
Ainda durante patrulhamento pela região, os militares da viatura de área, avistaram um indivíduo com as mesmas características do autor do roubo, em atitude suspeita na frente de um estabelecimento comercial bastante conhecido localizado na quadra 912 Sul às margens da rodovia BR-010.
Após abordagem e durante revista pessoal, foi encontrado com o suspeito um revólver calibre 38 com seis munições intactas. Questionado sobre o roubo da moto, o mesmo confessou aos militares a autoria do crime diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao suspeito e em seguida foi conduzido para a 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil – 1ª CAPC juntamente com a arma de fogo onde foi apresentado à autoridade policial.
Na delegacia, a vítima reconheceu o indivíduo como sendo o autor do roubo e a arma usada durante a ação criminosa. Ainda na delegacia, após ser ouvido pelo delegado de plantão, Janderson da Conceição Cardoso foi autuado em flagrante pelos crimes de roubo e porte ilegal de arma de fogo, após a realização dos procedimentos cabíveis em lei, Janderson foi colocado à disposição do poder judiciário na carceragem da Unidade Penal Regional de Palmas – UPRP.
Ficha criminal
De acordo com informações no sistema de justiça, Janderson da Conceição Cardoso, possui extensa ficha criminal com passagens pela polícia pelos crimes de furto, roubo e associação criminosa, crimes tipificados nos artigos 155, 157 e 288, todos do Código Penal.
Segundo a polícia, Janderson é membro de uma facção criminosa de renome nacional com origem no estado de São Paulo e atende pela alcunha de “atribulado”.
(Reportagem: Alessandro Ferreira / Agência Tocantins)
Mín. 21° Máx. 35°