A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) realiza nesta terça-feira, 20, uma coleta externa de sangue com a unidade móvel da Hemorrede do Tocantins (Hemoto), no município de Divinópolis, com participação dos doadores de Abreulândia. A ação, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, seguirá contínua e tem como objetivo proporcionar comodidade aos doadores e manter os estoques abastecidos. A coleta ocorre na feira coberta de Divinópolis, das 7 às 17 horas, e a próxima está prevista para o dia 23 de maio de 2024.
A responsável pela Captação de Doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, Robéria Fernandes, afirma que é de suma importância o trabalho que está sendo realizado com os municípios mais próximos de Palmas, da levar a unidade móvel. "A SES-TO se envolve, corre atrás, e recebe as pessoas no local. Isso é muito importante para que a gente tenha um estoque satisfatório e possa atender todas as nossas demandas. Em Divinópolis realizam muitas cirurgias, então é muito importante esse trabalho que está sendo feito, e mais gratificante é ver a população na unidade móvel e falando da importância da gente vir até os municípios que agora vai ser doador fidelizado, é disso que nós precisamos: aumentar o nosso número de doadores, pois a demanda é grande e é contínua, ela não para”.
“É um prazer muito grande primeiro a gente estar aqui fazendo esse trabalho, que é de suma importância, principalmente com tantas cirurgias que estão acontecendo em todo o Estado e pelo número de doadores que ainda é pequeno. Estamos vindo aqui fazer esse trabalho para que fique mais próximo do doador, que ele possa se dirigir até aqui, ao invés de ir em Palmas, ou até mesmo em Paraíso. Acho importantíssimo esse trabalho, o Hemocentro facilita muito, com 20, 30 minutinhos do seu dia é feita a doação, ajuda o próximo, e a gente fica muito feliz”, afirma a secretária de Saúde de Divinópolis, Diusleia Mota Pinto.
O morador de Divinópolis e doador de sangue, Divino Lopes da Costa, relata que doar sangue é gratificante. "Eu já fui doador de sangue. A gente tinha que sair daqui para doar em Paraíso e era complicado. Doar sangue é muito importante, principalmente para quem vai receber ele, então com essa iniciativa de vir até aqui, até nós, doar se tornou mais fácil. Todas as vezes que vocês vierem vamos fazer essa doação de sangue. Quem estiver trabalhando aqui perto, pode tirar um tempinho e vir aqui e doar”.
Mín. 23° Máx. 37°