Com o objetivo de reconhecer o ato heroico praticado pelo policial militar Michael Douglas Gama Batista, que salvou uma mulher e uma criança de um incêndio em uma residência em Palmas, o deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos) solicitou ao governador Wanderlei Barbosa e ao Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Márcio Antônio Barbosa, que o soldado receba uma promoção por bravura.
Segundo o parlamentar, a ação do militar merece grande reconhecimento, tendo em vista que a mulher e a criança foram salvas graças a sua ação rápida. "Ele não estava de serviço no dia e arriscou sua vida para salvar uma família, então nada mais justo que reconhecermos o ato heroico e de bravura que este militar fez", destacou Léo durante a apresentação do requerimento.
No último dia 11 de fevereiro, Michael estava de folga em uma residência localizada na quadra 1.306 sul em Palmas, quando percebeu uma casa próxima pegando fogo e prontamente se deslocou para o local, onde escutou pedidos de socorro. Gama então pulou o muro e resgatou mãe e filho.
Promoção por Bravura
Segundo a justificativa do requerimento, a concessão de promoção por bravura está prevista na Lei Estadual Nº 2.575, de 20 de abril de 2012, sem prejuízo de outros dispositivos: “Art. 25. A promoção por bravura resulta de ato ou atos não comuns de coragem, audácia e abnegação que, ultrapassando os limites do cumprimento do dever, representem feitos indispensáveis às operações policiais militares, pelos resultados alcançados, ou pelo exemplo deles emanado”.