Geral CULTURA
Lamira Artes Cênicas celebra 14 anos neste mês de fevereiro
A companhia tocantinense já se apresentou nas cinco regiões do Brasil e alcançou um público de mais de 66.000 pessoas em todo país.
22/02/2024 09h14
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Assessoria
Foto:arquivo lamira

A Lamira Artes Cênicas está comemorando 14 anos no dia 23 de fevereiro. A companhia tocantinense já se apresentou nas cinco regiões do Brasil, visitou 109 cidades, realizou 361 apresentações e alcançou um público de mais de 66.000 pessoas. 

Atualmente, a Lamira conta com oito espetáculos de dança: Adorno da Realidade, Gibi, Do Repente, Fela da Gaita, Olhai por Nós, Lua de Mel, Luna de Miel e Sobre Si, além de projetos que contemplam outras linguagens artísticas, como teatro, circo, música e também produções no audiovisual: os documentários Olhai por Nós, Mulheres da Cena e o videodança Quando Dormes. 

Para Carolina Galgane, diretora geral da companhia, “a Lamira é a realização de um sonho que iniciou pequeno e tomou a relevante proporção que tem hoje, representando o Tocantins e a Região Norte em todo país, e, logo no exterior. Conquistas que são fruto de um trabalho diário, constante e incessante. Somos gratos a todos que nos permitiram chegar até aqui: às pessoas que nos acompanham, às pessoas que assistem, às pessoas que gostam e aos programas de incentivo à Cultura”. 

Continua após a publicidade

“Muitos têm carinho por uma data mais fechada, como 15 anos, mas eu tenho um olhar especial para uma data como essa. Vejo como dois setenários, duas fases de 7 anos cada, a primeira de desbravar caminhos e a segunda de manutenção, estabilidade. Já estamos pensando no próximo setenário, 21 anos, como o ciclo de expansão de tudo que foi conquistado até aqui”, destaca João Vicente, diretor artístico.  

Sobre a Lamira

Continua após a publicidade

A Lamira é um grupo de artes cênicas com 14 anos de história construída no Tocantins. A companhia busca, na fisicalidade, o ponto de interseção entre dança, teatro, circo e música para a construção de sua estética. Suas produções partem da interação entre coreógrafos, diretores e pesquisadores das mais diversas áreas, fomentando, fortalecendo e desenvolvendo as artes cênicas como linguagem cultural. Representando a produção cênica tocantinense, a Lamira já circulou por mais de 100 cidades em 25 estados e Distrito Federal, passando por todas as regiões do  país, e atingindo um público de mais de 66 mil pessoas. Por meio de pesquisas e intercâmbios, a Lamira vem construindo possibilidades para atender ao público com um repertório de espetáculos de rua, infantis, contemporâneos e conceituais.