Eleições 2024 ELEIÇÕES 2024
Agora com Janad Valcari, ex-vereador Gerson da Mil Coisas comenta saída do grupo de Amastha
Decisão de Gerson da Mil Coisas representa mais uma baixa no PSB.
22/02/2024 12h00
Por: Patrícia Alves Fonte: Arnaldo Filho / AF Notícias
Gerson decidiu apoiar a pré-candidatura de Janad Valcari / Foto: Divulgação

O ex-vereador de Palmas, Gerson da Mil Coisas, anunciou nesta quarta-feira (21/02) sua saída do grupo político liderado por Carlos Amastha e declarou apoio à pré-candidatura de Janad Valcari (PL) à prefeitura da capital tocantinense. Além disso, Gerson informou que vai se desfiliar do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ele é pré-candidato a vereador.

Em entrevista ao AF Notícias, Gerson listou dois motivos principais para ter deixado o grupo de Amastha. Um deles é a legenda já que, na avaliação dele, o PSB não tem candidatos suficientes para eleger vereadores. “O segundo é que a última eleição para federal e estadual não foi boa. Muito ruim toda aquela relação de falta de compromisso e de ter desmanchado a chapa. Esses dois pilares que me fizeram tomar a decisão”, explicou.

A decisão de Gerson da Mil Coisas representa mais uma baixa no partido do ex-prefeito, que já enfrenta especulações nos bastidores sobre a possibilidade de que mais filiados e detentores de mandato deixem a sigla nos próximos dias.

Continua após a publicidade

A pré-candidatura de Janad Valcari ganhou várias adesões de peso nas últimas semanas, incluindo três vereadores da capital.

O caso PSB

Continua após a publicidade

Nas eleições de 2022, no PSB, foi estabelecido um acordo entre a direção do partido e todos os então candidatos. Pelo acordo, Amastha concorreria para deputado federal, visando puxar votos, enquanto o técnico Vanderlei Luxemburgo concorreria ao Senado. No entanto, de última hora, Amastha conseguiu inviabilizar a candidatura de Luxemburgo, e se lançou ao Senado. Essa mudança de planos resultou na desmobilização das candidaturas estaduais e federais dentro do partido, que inicialmente contava com a possibilidade de eleger um deputado federal e dois estaduais, além de um possível efeito cascata na Câmara de Palmas. No final, o partido acabou elegendo apenas um deputado estadual e viu sua base desmobilizada.

Em janeiro o AF Notícias já havia confirmado, após conversas com três fontes vinculadas ao PSB no Estado, a possibilidade de saída de algumas lideranças fortes da sigla.