A Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) realizou, na noite dessa quarta-feira, 21, a solenidade de formatura do 1° Curso de Operações de Divisas (COD) da PMTO, Turma Segundo-Sargento QPPM Anamon Rodrigues de Sousa (in memoriam). O evento ocorreu no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas.
A partir de agora, os 34 novoscaçadores, sendo 33 militares da PMTO e um da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), estão habilitados para atuarem de maneira especializada e direcionada nas divisas do Estado, com foco nas ações efetivas de policiamento preventivo e repressivo, combatendo ações criminosas de maior potencial ofensivo, como tráfico de armas e de drogas, roubo de cargas, roubo às instituições bancárias, contrabando, descaminho, dentre outras.
O curso teve a carga horária de 660 horas, em regime presencial, distribuídas em 18 disciplinas, ao longo de 15 semanas.
Após a formatura, os profissionais que recebem o título decaçadoresse tornam aptos a assumirem as funções e as missões inerentes ao patrulhamento tático especial de operações de divisas, podendo ser empregados no Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED), na Companhia de Operações de Divisas (COD).
O comandante-geral da PMTO, coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça expressou sua gratidão aos militares formados e enfatizou que o curso não apenas visa ao aprimoramento técnico dos militares, mas também promove uma visão integrada e eficiente nas ações de controle de divisas para o melhor serviço apresentado a sociedade.
“A Companhia de Operações de Divisas não existe por acaso. Nós estamos na operaçãoProtetor das Divisas e Fronteiras, não por acaso, é devido ao papel importante que temos que desempenhar no combate ao tráfico internacional de drogas e outros crimes, e temos desempenhado. Desde que estabelecemos um comando de operações de divisas, nós praticamente zeramos os crimes de assaltos às instituições financeiras, só tivemos dois episódios e, nos dois casos, foi dada a resposta adequada. Isso graças aos investimentos que temos feito para a qualificação dos nossos profissionais e o resultado é mais segurança à população”, concluiu.
Os padrinhos e as madrinhas dos formandos entregaram os brevês aos novoscaçadorese um vídeo com alguns momentos do curso foi exibido, emocionando os presentes.
Ainda durante o evento, os militares realizaram uma simulação de abordagem policial a um veículo com infratores que desobedeceram à ordem de parada da equipe COD e, durante a tentativa de fuga, foram capturados e flagrados com substâncias entorpecentes. A ação rendeu aplausos e envolveu o público presente.
Companhia de Operações de Divisas
Em 2023, a Companhia de Operações de Divisas, que pertence ao Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED), completou 4 anos de existência, atuando em diversas frentes de serviço, ao atender os mais variados tipos de ocorrências e percorrer os municípios que compõem as áreas sul, sudeste e sudoeste do Tocantins.
Atualmente, a companhia está participando do programa da operaçãoProtetor das Divisas e Fronteiras, do Governo Federal, reforçando o combate de crimes fronteiriços.
O maior símbolo que representa a Companhia de Operações de Divisas é a onça-preta, animal selvagem que figura como a guardiã natural das divisas do estado do Tocantins. Em alusão à astúcia da onça-preta, os formandos recebem a denominação decaçador.
Presença
Estiveram presentes no evento, ainda, o chefe do Estado-Maior da PMTO, coronel PM Cláudio Thomás; o subchefe do Estado-Maior da PMTO, o coronel PM Marizon Mendes Marques; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Wander Araújo Vieira; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Peterson Ornelas; a deputada estadual, Claudia Lelis, madrinha da turma; o deputado estadual, Léo Barbosa; a irmã do segundo-sargento QPPM, Anamon Rodrigues, quem deu nome à turma, Luiza Lídia Ferraz; além de outras autoridades civis e militares.
Mín. ° Máx. °