Desenvolvido pela Biblioteca da Escola Municipal Antônio Carlos Jobim, em parceria com professores de Língua Portuguesa e equipe pedagógica, o Projeto Leitura não tem Idade busca estimular o desenvolvimento do hábito de leitura entre os alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Ao promover ações que envolvem toda a comunidade escolar, por meio de momentos de leitura e aprendizagem, o projeto também visa estimular a criatividade do aluno e incrementar o processo ensino-aprendizagem. No ano letivo de 2024, as atividades acontecem entre os dias 1º de março e 10 de dezembro.
A disponibilização de livros para o desenvolvimento das atividades é considerada fundamental para a criação de hábitos de leitura. Assim, é estabelecida uma rotina semanal que promova o debate em sala e a socialização do livro lido. Nas rodas de leitura, o aluno pode ler em voz alta trechos de livros de seu interesse, proporcionando um ambiente de apoio e encorajamento. Também são promovidas ações como a biblioteca itinerante, um espaço móvel de leitura que permite acesso a livros de diferentes gêneros e níveis de dificuldade.
Parcerias com autores locais para palestras e sessões de autógrafos incentivam os alunos a se envolverem com a produção literária da sua comunidade. Concursos literários estimulam a criatividade e premiam os melhores trabalhos com reconhecimento e prêmios simbólicos. O projeto ainda prevê a organização de eventos culturais temáticos, como feiras de livro, exposições de arte e apresentações teatrais baseadas em obras literárias. O acompanhamento individualizado oferece suporte a quem apresenta dificuldades na leitura, por meio de tutoria e atividades adaptadas suas necessidades específicas.
Para despertar o interesse pelo projeto são realizadas campanhas de sensibilização sobre a importância da leitura, dentro e fora da escola, envolvendo familiares, professores e a comunidade em geral. Avaliações periódicas acompanham o progresso dos alunos, identificando desafios e oportunidades.
Para a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da unidade, Cristina Ribeiro Fernandes, o estímulo recebido na escola pode propiciar um agradável momento de leitura em casa. Com a interpretação da leitura feita em ficha, acontece a socialização com a turma. “Os resultados possíveis e esperados destas ações são o aumento da confiança para a expressão verbal, a compreensão do enredo da história e a sequência começo-meio-fim”, disse. “Compreender a importância da oralidade na transmissão de conhecimento é muito importante”, acrescenta a professora. É um projeto que visa criar um ambiente favorável à leitura, motivando e apoiando os alunos em sua jornada de descoberta e aprendizado por meio dos livros”, finaliza.
Texto:Semed