Com o objetivo de intensificar o policiamento ostensivo e preventivo nas áreas escolares públicas e privadas, a Polícia Militar (PM) deflagrou de forma estratégica a operaçãoVolta às Aulas,realizada entre janeiro e fevereiro de 2024, por todo o território tocantinense. Com resultados positivos e sensação de segurança ampliada, a operação também contou com atividades educativas no âmbito escolar.
Balanço das Atividades
Durante a operação, foram realizadas mais de 500 visitas preventivas em escolas públicas e privadas do Tocantins, além do patrulhamento ordinário, com atenção especial aos horários de entrada e saída dos estudantes, com o intuito de combater atividades criminosas nas proximidades das escolas. Apenas uma ocorrência foi registrada em ambiente escolar em todo o estado.
Cerca de 100 palestras educativas foram realizadas pela Polícia Militar durante a operação, voltadas para os estudantes, as quais traziam temas desde a conscientização acerca do uso de álcool e drogas à prevenção de crimes. Neste último tema, foram realizadas também consultorias direcionadas aos educadores escolares. Tais consultorias consistem em análises pormenorizadas do ambiente interno e externo, fluxo de pessoas e até mesmo fragilidades físicas, a fim de que sejam realizados os trabalhos de correção.
O Comandante-Geral da PMTO, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, destaca a importância da presença da Polícia Militar no âmbito escolar. “Esta Operação nos proporciona estar mais próximo da comunidade, além de perceber que por meio do nosso policiamento, palestras e consultorias, podemos garantir não só uma sensação maior de segurança, como também uma conscientização para as crianças e adolescentes”, finalizou.
Além da OperaçãoVolta às Aulascom enfoque no retorno da comunidade escolar ao ambiente, a Polícia Militar também realiza a OperaçãoEscola Segura, que acompanha todo o ano letivo, com ações voltadas para a segurança e prevenção no âmbito escolar de forma estratégica.