A Secretaria de Estado da Administração (Secad) realizou nesta sexta-feira, 23, no auditório da Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco (Egefaz), uma capacitação sobre o e-Social, o evento tem como objetivo auxiliar os servidores do Executivo Estadual nas áreas de recursos humanos, financeiro e contábil sobre o envio do eSocial e da EFD-REINF, além de destacar a importância da integração dessas obrigações acessórias com a DCTF-WEB.
Para o superintendente de Transformação Digital e Integração de Sistemas da Secad, Thomas Calil, “este evento desempenha um papel crucial na colaboração entre os recursos humanos setoriais e a Secretaria da Administração. É fundamental que os RHs compreendam que estão cercados de apoio nessa jornada, e que a Secad está plenamente comprometida em oferecer toda a assistência necessária”, destacou.
O e-Social é uma ferramenta do Governo Federal que unifica o envio de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais pelos órgãos. Já a EFD-REINF é uma obrigação acessória que se refere às informações fiscais e tributárias relacionadas às retenções na fonte (IRRF, CSLL, PIS/COFINS e INSS) e aos pagamentos diversos efetuados a pessoas físicas e jurídicas.
A Engenheira de Segurança do Trabalho, Ailene Silva, destacou a importância do evento para melhorar os seus serviços, “essa palestra é extremamente importante, principalmente para nós que estamos trabalhando com esse novo sistema e temos muitas dúvidas sobre o seu funcionamento. Tanto na parte fiscal trabalhista, quanto na segurança do trabalho, destacou”.
Mín. ° Máx. °