A primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, esteve nesta sexta-feira, 23, na sede da Demà Jovem by Renapsi, em Goiânia/GO, para conhecer a estrutura e ações da organização da sociedade civil, bem como reforçar o compromisso do Governo do Tocantins por meio de programas estaduais. A primeira-dama estava acompanhada do secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Jonis Calaça; e do secretário extraordinário de Representação do Tocantins em Brasília, Carlos Manzini.
A Demà Jovem by Renapsi é uma organização com 30 anos de experiência no Brasil voltada para educação, trabalho e tecnologia inovadora, criando oportunidades sociais para jovens vulneráveis. Juntamente com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), a Demà atua por meio do programa Jovem Trabalhador, que visa qualificar jovens e facilitar sua entrada no mercado de trabalho.
A primeira-dama conheceu as instalações da sede em Goiânia/GO, conheceu de perto as equipes de trabalho e os jovens assistidos pela Organização, tal qual as atividades e as ações realizadas na unidade. “Estou realizada com o trabalho da Organização, ciente de que os nossos jovens estão em boas mãos. Conhecer de perto a equipe e as ações da Demà nos ajuda a trabalhar da melhor maneira com os jovens tocantinenses, sabendo que, em breve, eles vão fazer o intercâmbio internacional”, pontuou Karynne Sotero.
O CEO da Renapsi no Brasil, Juan Carlos Moreno, agradeceu a presença da primeira-dama e destacou a importância da visita de um representante do Governo do Tocantins para alinhar as ideias e diminuir a distância entre as organizações da sociedade civil e o poder público. “Hoje, nós conseguimos mostrar para a primeira-dama a qualidade do nosso trabalho e o impacto positivo na vida dos nossos jovens”, comentou.
Para a gerente de polo da Renapsi, Patrícia Lucena, a visita da primeira-dama é de extrema importância, pois ajuda a Organização a conhecer a realidade do Tocantins e, consequentemente, planejar ações que promovam o intercâmbio para os jovens do Estado. “O contato que a primeira-dama tem com a juventude é encantador, por onde ela passa os jovens se sentem acolhidos. Receber a primeira-dama aqui é um momento importantíssimo, pois ela conhece um pouco a nossa história e nos ajuda, trazendo ferramentas para desenvolvermos um bom trabalho para promover o intercâmbio entre os jovens tocantinenses”, comentou Patrícia, que representa o Tocantins na Renapsi.
Parceria com o Governo do Tocantins
Por meio do programa Jovem Trabalhador, o Governo do Tocantins firmou parceria com a Demà Jovem para que os jovens tocantinenses tenham a oportunidade de vivenciar uma experiência internacional. Durante uma visita à sede da organização Demà Jovem, em Barcelona, em 2023, o Governo do Tocantins firmou um acordo bilateral entre o Brasil e a Espanha.
Como resultado desse acordo, 10 jovens tocantinenses terão a oportunidade de participar de experiências na Espanha, enquanto 10 intercambistas espanhóis virão para o Tocantins participar de atividades culturais, socioambientais e educacionais dentro do programa. A primeira-dama destacou como o governo está feliz em proporcionar essa experiência para os tocantinenses. “Estamos muito empolgados com essa oportunidade. Os nossos jovens indo para a Europa nos mostra o nosso compromisso com eles”, afirmou Karynne.
Programa Jovem Trabalhador
O programa Jovem Trabalhador, promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), beneficia jovens de 16 a 21 anos em todo o Estado. Os participantes assinam um contrato formal de até um ano, recebendo meio salário-mínimo de hora trabalhada, além de benefícios como uniforme, crachá, vale-transporte, 13° salário, seguro de vida, férias e apoio psicossocial e psicopedagógico. Este é o maior programa de aprendizagem já implementado para esse público na história do Estado.
O secretário da Setas, Jonis Calaça, afirmou que a política do Governo do Tocantins, por meio do programa, muda a vida das pessoas e também do Estado. “O intercâmbio entre as instituições e o governo é a maior prova de que estamos no caminho certo. O nosso programa possibilita uma melhora imensa na vida dos jovens, trabalhando com políticas de emprego, capacitação e, ainda, intercâmbio”, afirmou o secretário.
Mín. ° Máx. °