O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participa, até esta quinta-feira, 29, de capacitação que visa habilitar os técnicos dos estados da Amazônia Legal brasileira na implementação do processo metodológico dos níveis estaduais de creditação do ART/TREES, com base na metodologia do Nível de Referência de Emissões Florestais (FREL) Nacional do Brasil.
A capacitação é oferecida no âmbito da consultoriaApoio Técnico aos Estados da Amazônia Brasileira em Financiamento de REDD+,liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e conduzida pela WayCarbon.
A iniciativa permitirá a reprodução dos dados necessários para o cálculo dos níveis de crédito estaduais, bem como viabilizará a continuidade para fases subsequentes de monitoramento no âmbito das submissões estaduais frente ao padrão ART/TREES.
A oficina iniciou nessa terça-feira, 27, e segue até esta quinta-feira, 29, no Hotel Girassol Plaza, em Palmas. Representa o Instituto, Renato Pires, gerente de Monitoramento e Gestão de Informação Ambiental. “A participação do Naturatins demonstra o compromisso do órgão com práticas ambientais sustentáveis e a busca por soluções inovadoras para a conservação da Amazônia”, pondera o gestor.