A Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) é parceira do projeto "Território de Tradição e de Direitos - Promoção de Direitos nas Aldeias, Quilombos e Comunidades Tradicionais" promovido pela Defensoria Pública do Estado (DPE-TO) e a Defensoria Pública da União (DPU). A ação itinerante está em comunidades quilombolas de Dianópolis, Porto Alegre do Tocantins e Almas, municípios da região sudeste do Tocantins.
O objetivo é colher demandas que visam articular a chegada de políticas públicas essenciais para essas comunidades. Estão sendo oferecidos serviços de assessoria jurídica, assistência social, saúde e proteção de direitos diretamente relacionados ao território, entre os dias 26 de fevereiro a 1º de março
No primeiro dia, a ação teve lugar na comunidade de Lajeado, localizada no município de Dianópolis. Nos próximos dias, a caravana seguirá para as comunidades de Laginha, São Joaquim, Poço D’Antas e Baião, reforçando o compromisso com a promoção de direitos e o fortalecimento das comunidades tradicionais quilombolas.
São parceiros da ação: Sepot, além da Sepot, o Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Vigilância Sanitária, Receita Federal, Diretoria de Atenção Primária de Saúde do Estado, Energisa, Secretaria de Assistência Social de Dianópolis, Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO).
Programação
Quarta-feira (28/02): Comunidade Quilombola São Joaquim - Porto Alegre do Tocantins
Local: Antiga Escola municipal São Joaquim
Quinta-feira(29/02): Comunidade Quilombola Baião - Almas.
Local: Sede da Associação quilombola Baião
Sexta-feira (1º/03): Comunidade Quilombola Poço D'Antas - Almas.
Local: Rua 04 Setor Oeste cidade de Almas
Mín. 22° Máx. 35°