Dando continuidade nas ações de combate a criminalidade e ao tráfico de drogas, policiais civis lotados na 1ª Divisão Especializada em Repressão à Narcóticos - 1ª Denarc de Palmas, lograram êxito em apreender aproximadamente 6kg de substâncias entorpecentes e na prisão de cinco pessoas suspeitas de envolvimento com tráfico de drogas no distrito de Taquaruçu, em Palmas, além da apreensão de mais de R$ 1.000,00. reais proveniente da comercialização das drogas.
De acordo com informações apuradas pela reportagem da Agência Tocantins, a ação foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 29, durante cumprimento de seis mandados de buscas e apreensão expedidos pelo juízo da Vara Criminal da Comarca de Palmas.
Segundo a autoridade policial responsável pela operação, a ação deflagrada na manhã de hoje é fruto de investigações iniciadas após a Unidade antidrogas ter recebido denúncias anônimas dando conta sobre a atividade ilícita realizada pelos suspeitos presos.
“De posse das informações, os investigadores da 1ª Denarc passaram a monitorar os locais e constataram a veracidade das informações passadas nas denúncias, deste modo, foi representado junto ao poder judiciário os pedidos de buscas e apreensão que foram deferidos e cumpridos na manhã de hoje”.
A operação foi comandada pelo delegado Alexander Costa da Unidade Antidrogas da Polícia Civil. Durante o cumprimento das ordens judiciais, cinco pessoas foram presas em flagrante após os investigadores encontrarem drogas, balanças de precisão, dinheiro e insumos para embalar os entorpecentes para serem comercializados.
Segundo a autoridade policial, ao todo foram cumpridos seis mandados de buscas e apreensão em endereços dos envolvidos na traficância, no distrito de Taquaruçu e na região sul de Palmas.
Com os suspeitos, foram apreendidos maconha, crack, balança de precisão, cadernos de anotação das movimentações financeiras relacionadas às vendas das drogas, além de aparelhos celulares e insumos usados para embalar os entorpecentes para serem vendidos.
Após serem presos, os suspeitos que não tiveram os nomes divulgados, foram conduzidos para a sede da 1ª Denarc em Palmas juntamente com todo material ilícito apreendido onde foram apresentados à autoridade policial responsável pelas investigações.
Na delegacia após serem ouvidos pelo delegado, os suspeitos foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Na delegacia após a realização dos procedimentos cabíveis em lei, os autuados foram colocados à disposição do poder judiciário na carceragem da Unidade Penal Regional de Palmas – UPRP.
Apoio na operação
A ação que resultou na apreensão de aproximadamente 6 kg de substâncias e na prisão de cinco pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de entorpecentes contou com apoio do Núcleo de Operações com Cães – NOC da Polícia Penal, Grupo de Operações Táticas Especiais – GOTE da Polícia Civil, delegados e agentes da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado – DRACCO.
(Reportagem: Alessandro Ferreira / Agência Tocantins)