Saúde CURSO
HGP disponibiliza curso de brinquedistas para servidores e voluntários
O curso com carga horária de 30h inicia na sexta-feira, 1º e vai capacitar profissionais que desejam atuar em brinquedotecas
01/03/2024 10h55
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Luciana Barros/Governo do Tocantins
O intuito é formar servidores e voluntários, para atuarem em brinquedotecas de unidades de saúde - Foto: Divulgação

O brinquedista é um profissional que estuda e compreende a função lúdica, cria e promove melhores condições para um brincar de qualidade. No ambiente hospitalar faz grande diferença e ameniza o impacto da dor e hospitalização. Dentro desta perspectiva, o Hospital Geral de Palmas (HGP) oferece o curso de Formação de Brinquedista em Serviço de Saúde. Com carga horária de 30h, a qualificação é coordenada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e o setor de Humanização. A primeira turma de 2024 inicia na sexta-feira, 1º e segue até o dia 05 de março.

A ação  tem o objetivo de capacitar profissionais que desejam atuar em brinquedotecas e os interessados podem procurar o NEP do HGP. “O Intuito é formar profissionais capacitados entre servidores e voluntários, para trabalharem como brinquedistas em brinquedotecas de unidades de saúde, garantindo assim o direito ao brincar das crianças internadas. Essa é a segunda  turma que formará brinquedistas em serviço de saúde”, explicou a servidora do NEP, Morgana Paranaguá.

A psicóloga, brinquedista e supervisora da brinquedoteca, Vanessa Flores Lima Braune, fala quais temas serão abordados: “serão ofertadas aulas teóricas e práticas sobre a  brinquedoteca em Unidades de Saúde, a Política Nacional de Humanização-PNH, tipos e materiais dos brinquedos utilizados em uma brinquedoteca em ambientes de saúde, cuidado e higienização de brinquedos e artigos lúdicos. Ser um profissional da saúde que interage com a criança por meio do lúdico é um diferencial, que vai atingir o paciente, ajudando-o a cooperar no seu próprio tratamento, vendo a equipe de saúde como aliada”.

Continua após a publicidade

Formação de Brinquedista

O curso é aprovado pelo Comitê de Regulação de Processos Educacionais em Saúde (CREPS), com certificação da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (ETSUS).

Continua após a publicidade