O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), realizou nesta quarta-feira, 28, uma reunião de Planejamento Institucional com os chefes de unidades Regionais, diretores e gerentes. O evento, que ocorreu na Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Miracema (ACIAM), das 8 às 17h, teve como objetivo elaborar as atividades e ações para o ano de 2024.
Na programação, foram apresentadas propostas de cada setor e unidade para serem discutidas durante a oficina. A gerência de crédito, por exemplo, apresentou planilhas de contratação de crédito, atendimentos e emissão de Cadastro do Agricultor familiar (CAF).
De acordo com o técnico Marcos Barbosa, os dados apresentados mostram um avanço significativo nos registros de atendimento e na emissão de CAF.
"Houve um aumento significativo do ano de 2022 para 2023, onde nós tivemos 15 mil atendimentos registrados do crédito rural em 2022, subiu para 23 mil atendimentos em 2023. O CAF é a categoria que lidera em atendimento relacionado ao crédito rural. Em 2023, nós tivemos 5.094 atendimentos relacionados à procura pelo CAF. Não necessariamente CAF emitidos, mas atendimentos relacionados ao CAF", explicou Marcos.
A diretora de assistência técnica do órgão, Alécia Borges, em seu pronunciamento, fez reconhecimento à gestão atual e convidou a equipe para aproveitar o encontro e construir o futuro do Ruraltins.
"O Ruraltins está com um presidente que tem um olhar além da caixinha, e que tem se preocupado e corrido atrás de fazer o melhor pela extensão. Temos que planejar, começar a pensar o futuro do Ruraltins, já que nós estamos todos reunidos e a oportunidade é essa", ressaltou a diretora.
O presidente do Ruraltins Washington Ayres, destacou que a reunião para a discussão das ações do ano é fundamental para atender as necessidades do público do Ruraltins, agricultores familiares e produtores. E ressaltou que o planejamento é essencial para garantir resultados positivos ao longo do ano.
"Conversar, dialogar e planejar são requisitos básicos da administração pública, que é o nosso ambiente. A partir do diálogo e do planejamento, temos a segunda fase que é a complementação das políticas públicas. O Ruraltins está fazendo o dever de casa, prestando nossas atividades e organizando. Não tenho dúvida que ao final de dezembro estaremos presenciando, colhendo os frutos desse trabalho que estamos fazendo aqui. Muito mais do que nós servidores colhemos, é o nosso público, produtor, produtora recebendo os benefícios desse trabalho que estamos planejando", enfatizou o Presidente.
Continua após a publicidade
A reunião encerrou às 18h, com registros dos encaminhamentos para a execução do que foi planejado.
De acordo com o técnico representante do Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural, José Carlos Moraes, o principal encaminhamento é que serão realizadas oficinas nos oito escritórios Regionais.
"Conseguimos produzir um planejamento macro para os Regionais e agora cada unidade irá fazer esse desdobramento, esse planejamento dentro de cada regional junto com suas Unidades Locais. Esse planejamento então será plano operativo que será executado por cada regional dentro das respectivas Unidades Locais, ainda no mês de março", destacou José Carlos.
A reunião demonstrou a importância do alinhamento estratégico para o desenvolvimento das atividades do Ruraltins ao longo do ano. Com a participação ativa dos gestores e diretores, foi possível traçar planos e metas que visam atender às demandas dos agricultores familiares e produtores rurais do estado do Tocantins.
Ao finalizar o encontro, os participantes saíram com uma visão clara das metas a serem alcançadas e dos desafios a serem enfrentados em 2024.
Participaram:
Gerência de Pecuária (Bovinocultura Corte e Leite, avicultura/Ações transversais);
Gerência de Aquicultura
Planejamento Gerência de Agricultura (Mandiocultura, Fruticultura e Olericultura/Ações transversais);
Gerência de Pecuária (Bovinocultura Corte e Leite, avicultura/Ações transversais);
Gerência de Meio Ambiente (Senso da apicultura/Ações da Gerência);
Gerência de Aquisição de Alimentos (PAA);
Apoio a capacitação e evento para os produtores rurais (feiras); e
Supervisões Regionais