Para qualificar os profissionais de saúde que atuam nos laboratório de saúde pública e privada do Tocantins, o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO) - Unidade Araguaína, realiza entre os dias 19 de fevereiro e 1º de março, a Capacitação em Diagnóstico Laboratorial de Hanseníase e Tuberculose, conforme a recomendação do Ministério da Saúde (MS), para erradicar as referidas doenças até 2030.
Durante os dias de capacitação, os biomédicos e farmacêuticos que prestam serviço para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) de Araguaína e do Laboratório Analisys tiveram acesso a informações precisas acerca das doenças e diagnóstico para evitar que as enfermidades evoluam e, consequentemente, impedem a instalação das incapacidades físicas por ela provocadas.
Para a bioquímica do setor de controle de qualidade do LACEN-TO, Maria Zilda Sousa Silva, “é de grande importância para a gente treinar esses laboratórios que atendem um grande número de pacientes com tuberculose e pacientes com hanseníase. E o nosso objetivo é capacitá-los para oferecer um diagnóstico preciso e, assim, contribuirmos para a erradicação dessas doenças em nosso Estado. Posteriormente, realizaremos outros treinamentos para os demais municípios da região Macronorte do Estado”.
“Esse treinamento tem sido muito importante para o meu desenvolvimento profissional, pois hoje me sinto capacitada para estar auxiliando no melhor direcionamento do tratamento do paciente, contribuindo assim com um bom diagnóstico para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense”, disse a biomédica do Grupo Lab Plus Vida de Araguaína, Caroline Sousa Silva.
LACEN
O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO) realiza diagnósticos laboratoriais de agravos de interesse de saúde pública, controle de qualidade das análises de saúde pública realizados nos municípios, controle de qualidade ambiental e de produtos, capacitação de profissionais multidisciplinares e supervisão na rede estadual de laboratórios.