Os moradores da Arno 71 (603 Norte) foram visitados de maneira intensificada neste sábado, 2, por agentes de combate às endemias (ACEs) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus). Essas visitas se devem pelo evento do Dia D nacional contra oAedes aegyptique teve início às 8 horas na Unidade de Saúde da Família (USF) da quadra, inclusive com vacina contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos.
A secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Mota, ressalta que é importante destacar a colaboração com o estado e o Ministério da Saúde (MS) e demais envolvidos na abordagem da epidemia de dengue. Anna diz que a prioridade é intensificar esforços para combater a propagação da doença, fornecer orientações à população, detectar e eliminar focos do mosquito transmissor e promover conscientização entre os moradores sobre as medidas preventivas necessárias.
Maria Duarte Souza, 66 anos, declarou que foi uma agradável surpresa receber autoridades da saúde em sua casa e ser orientada sobre os cuidados com a dengue. “Foi muito bom recebê-los, eu sempre tomo cuidado com o quintal, peço ajuda dos netos, gosto de deixar tudo limpinho”. A aposentada ainda explica que tem atenção com os recipientes e objetos do seu animal de estimação, a cachorrinha Lagartixa, 2 anos, sua parceira no dia a dia.
Segundo o aposentado Jeová Alves de Oliveira, 66 anos, a ação proporcionou uma nova visão sobre a importância do cuidado com os recipientes, bem como entender melhor o período que oAedesleva para se reproduzir e como encerrar esse ciclo.
Vacinação
O primeiro a receber a vacina do dia contra a dengue foi o corajoso João Tavares, 11 anos, que conta que desde muito tempo não chora mais ao receber as vacinas na unidade. “Agora eu sou grande e não choro mais, também sei que é importante”. Acompanhado de seu pai, o marceneiro Alan Tavares, 35 anos, que conta que se empenha para manter em dia o cartão de vacina do seu filho, que foi facilitado com o funcionamento da USF no final de semana. “A agente de saúde me avisou da ação, ela sempre traz várias informações sobre saúde, daí me organizei para trazer ele aqui”, disse.
O Dia D também contou com a participação dos soldados do 22º Batalhão de Infantaria do Exército, auxiliando nas visitas aos moradores e com a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), que prestou auxílio na roçagem e limpeza das áreas verdes e terrenos baldios da quadra.
Além dos profissionais de saúde atuantes, estiveram presentes a secretária municipal da Saúde, Anna Crystina, o secretário estadual da Saúde, Carlos Felinto Júnior, o superintendente do Ministério da Saúde (MS), Relmivan Rodrigues Milhomem, representando as entidades que atuaram como parceiras do município de Palmas neste evento.