Cerca de 20 servidores da Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo Tavares, na região Norte de Palmas, participaram, no último sábado, 2, de capacitação de primeiros socorros. A qualificação está dividida em quatro turmas, sendo esta a primeira. Cada turma vai realizar 20 horas de capacitação entre teorias e cenários de práticas simuladas.
A pedagoga e orientadora educacional da ETI Padre Josimo, Denise de Oliveira participou. "Esse curso é extremamente importante porque lidamos com crianças, adultos e todo um público no qual a qualquer momento pode ocorrer uma situação em que ficamos perdidos, sem saber o que fazer. Como foi mencionado, os primeiros dez minutos são primordiais para salvar alguém. Necessitávamos dessa iniciativa, pois trabalhamos com pessoas", contou a pedagoga.
A capacitação está embasada na Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722/2018), sancionada em 4 de outubro de 2018 e que obriga as escolas públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. "A capacitação em primeiros socorros é baseada em simulação realística. Teremos um momento de aula teórica para discutir as temáticas e também momentos de simulação de cenários, com práticas simuladas, onde um grupo de atores da Escola Padre Josimo, formado pelos próprios alunos, participará dos cenários, nos quais os professores e servidores realizarão o atendimento e a abordagem desses pacientes", explicou o enfermeiro emergencista Mauro Maués.
A capacitação foi realizada pelo Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), em parceria com a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Secretaria Municipal da Educação (Semed), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Centro Universitário Unitop.
Texto:Elionay Carvalho - estagiária sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
Mín. 22° Máx. 35°