Cidades Palmas - TO
Atividades extracurriculares fortalecem o aprendizado nas unidades educacionais de Palmas
As atividades fora da rotina de sala de aula servem de incentivo a desenvolvimento de novas habilidades e ao envolvimento em áreas de interesse dos...
05/03/2024 16h10
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Prefeitura de Palmas - TO

Nas unidades educacionais da rede municipal de ensino da Capital participar de atividades extracurriculares para grande parte dos alunos é uma realidade bem prazerosa e rica em diversos aspectos. Para muitos dos estudantes, é uma oportunidade valiosa para fortalecer o aprendizado e aprimorar talentos individuais. Na Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo, na Quadra ACSU-NO 40 (301 Norte), por exemplo, várias modalidades esportivas, como vôlei, basquete, futsal e natação, são oferecidas, além de atividades culturais, como dança, música, teatro e ginástica.

 

Continua após a publicidade

De acordo com a diretora da ETI, Marialice Thomas, todas as atividades são cuidadosamente planejadas para complementar e enriquecer a experiência educacional dos alunos, além de proporcionar o desenvolvimento de novas habilidades e o envolvimento em áreas específicas de interesse. “É possível observar no dia a dia que as atividades extracurriculares no ambiente escolar oferecem uma formação ampla aos estudantes e agrega diversos benefícios, entre eles, o trabalho em equipe e as habilidades de liderança”, cita a diretora, destacando que o trabalho em equipe permite que os estudantes desenvolvam habilidades de colaboração, comunicação e resolução de problemas em conjunto. 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

Na ETI Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1306 Sul), não é diferente. A educadora e diretora da unidade, Ildema Bastos, conta que geralmente os estudantes escolhem praticar as atividades que já têm algum interesse ou possuem habilidades. “Acabam que eles têm a oportunidade de se destacarem e desenvolverem ainda mais seus próprios talentos. Com o envolvimento deles requer comprometimento, responsabilidade e disciplina”, acredita a gestora.

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

Na Escola Municipal Henrique Talone, localizada na Arse 24 (210 Sul), os alunos têm como meta também aprender a gerenciar seu tempo de forma eficaz para cumprir prazos e compromissos da vida escolar. “Tentamos proporcionar um ambiente enriquecedor que incentiva a interação e ajuda no desenvolvimento de competências socioemocionais, como empatia, colaboração e respeito. Com a prática de muitas das modalidades, os nossos estudantes aprendem a lidar com desafios, a controlar o estresse, lidam melhor com a timidez e ampliam a comunicação com os colegas”, pontua a diretora da unidade, Luciana Malagó.

 

Continua após a publicidade