A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) recebeu o Selo ODS Educação 2023 pelo projeto Pátria Amada Mirim (PAM), desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários. A cerimônia de certificação ocorreu na noite dessa terça-feira, 5, na Escola Paulista da Magistratura (EPM), em São Paulo. Estiveram presentes a vice-reitora da Unitins, Darlene Teixeira Castro, a pró-reitora de Extensão Cultura e Assuntos Comunitários, Kyldes Batista Vicente, e a professora e coordenadora do projeto, Márcia Rezende.
O Selo ODS Educação visa estimular a participação das instituições de ensino no alcance das metas da Agenda 2030, reconhecendo boas práticas e soluções que visam a construção de um mundo mais justo e inclusivo. Este ano, a anfitriã do evento foi a Universidade Estadual Paulista (Unesp). O Selo foi concedido a 39 instituições de ensino do Brasil.
O Projeto PAM foi realizado em 2022 em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com apoio da BRK Ambiental. O projeto contempla 17 impactos sociais, correspondentes aos ODS 2, 4, 6, 7,11, 12, 13, 15 e 17.
Durante a cerimônia, a diretora de Assuntos Internacionais da Unitins, professora doutora Patrícia de Aquino Prudente, participou da mesa-redonda "Diálogos sobre ODS na Educação", que discutiu sobre a Rede Estratégica ODS e a participação da Unitins. "Fazer parte dessas organizações e redes nos possibilita ativar os trabalhos e iniciativas ligados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 na nossa comunidade acadêmica", destacou.
A professora Márcia Rezende expressou sua satisfação com a certificação. "É um reconhecimento de todo trabalhado realizado em parceria, no Programa Pátria Amada Mirim. Contamos com apoio da Seduc, Semarh e BRK, com a participação de 1,3 mil alunos e suas famílias, 200 colaboradores de 40 escolas da rede estadual de educação, em 20 municípios. Com o programa, contemplamos nove ODS, 17 impactos sociais e 1.414 atendimentos. É um marco para a Unitins enquanto IES o Selo ODS de Educação”, afirmou.
A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Kyldes Batista Vicente, destacou que representar a Extensão da Unitins na certificação do Selo Educação ODS significa um momento de intensa alegria por colher um fruto de um trabalho em equipe, de um trabalho que impacta a sociedade, envolve professores, alunos e técnicos da Unitins. "Os parceiros institucionais e o alcance do programa Pátria Amada Mirim são essenciais para o impacto social”.
“Receber o prêmio ODS Educação 2023, por meio do Pátria Amada Mirim, é motivo de muito orgulho para a nossa Universidade. O projeto de educação ambiental impactou positivamente crianças e jovens de escolas estaduais do nosso Estado, demonstrando a interlocução e o papel fundamental da Universidade para chegar a sociedade. Durante a premiação, pudemos conhecer as outras instituições premiadas, bem como socializar as ações da Unitins”, enfatizou a vice-reitora, Darlene Teixeira Castro, que ressaltou que o prêmio deve impulsionar ainda mais os projetos com o foco na Agenda 2030.
A cerimônia foi transmitida pelo canal da Unesp no YouTube.
ODS
Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Já o Selo ODS Educação é um projeto do Programa Especial da Universidade de Brasília (UNB) 2030, em parceria com o Instituto Selo Social, o Grupo de Trabalho da Sociedade da Sociedade Civil para a Agenda 2030, a Roda das Minas e a equipe do Felicidade Interna Bruta e Agenda 2030 (FIB2030).