A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) ampliou o público-alvo da vacinação contra a dengue, incluindo a população com a faixa etária de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. A ampliação é uma recomendação do Ministério da Saúde (MS), por meio da Nota Técnica Nº 12/2024, enviada à SES-TO, nesta quarta-feira, 6, a qual leva em consideração que a maior proporção de hospitalizações por dengue nos últimos anos ocorreu em pessoas com esta idade.
“No Tocantins, a população é de 28.805 crianças e adolescentes, sendo necessários 58 mil doses no total; até o momento o estado recebeu as 11.540 doses de vacinas, que são suficientes para vacinar, com primeiras doses, a população toda de 10 e 11 anos de idade. Mas devido à baixa procura, mesmo com a ampliação da faixa etária, não haverá prejuízo na questão das doses e a secretaria aguarda a sinalização do Ministério da Saúde quanto ao envio de novas remessas”, explicou a gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena.
A gerente de imunização ressaltou que é importante que os pais e responsáveis estejam atentos a esse calendário. “E que os 14 municípios selecionados façam as suas estratégias de divulgação, para que nós consigamos proteger os nossos adolescentes contra a dengue”, acrescentou.
Distribuição
A distribuição e a quantidade de doses enviadas a cada estado é realizada pelo Ministério da Saúde, que tem como base três critérios principais: o ranqueamento das regiões de saúde e municípios; o quantitativo necessário de doses para a população-alvo, conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante) e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.
Os municípios contemplados no Tocantins, continuam aqueles previamente definidos pelo método descrito na Nota Técnica nº 08-2024/CGICI/DPNI/SVSA/MS e do Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a Dengue 2024.
Casos
O boletim do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), atualizado em 27 de fevereiro de 2024, aponta que houve uma queda de 68,6% no número de casos confirmados de dengue, em fevereiro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram 765 casos em 2023 e 240 em 2024.
Os dados das arboviroses no Tocantins são atualizados semanalmente e podem ser acessados por meio dolink.
As arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos. As mais comuns em ambientes urbanos são: dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas peloAedes aegypti.
Mín. 23° Máx. 37°