Polícia MORREU EM CONFRONTO
Foragido da justiça autor de roubo de carro durante assalto em Miranorte morre em confronto com a Rotam
O indivíduo identificado como Robson Pio Rodrigues, estava foragido da justiça com dois mandados de prisão em aberto, pelos crimes de roubo e tráfico de drogas.
10/03/2024 11h38 Atualizada há 8 meses
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Redação / Agência Tocantins
Ao chegar no local, os militares foram recebidos à tiros – Foto: Reprodução / Agência Tocantins

Uma ação da Polícia Militar através dos militares da Ronda Ostensiva Tática Metropolitana – ROTAM do Batalhão de Choque na madrugada deste domingo, 10, no distrito de Luzimangues, resultou na recuperação de um veículo da marca Volkswagen, modelo Gol de cor branca que havia sido roubado na semana passada, durante um assalto a um empresário em Barrolândia, na região central do estado e na recuperação de uma motocicleta com registro de furto/roubo, ocorrido em Palmas, além dos veículos, foi apreendido dezenas de munições de intactas.

De acordo com informações apuradas pela reportagem da Agência Tocantins, o carro foi localizado estacionado na frente de uma residência no distrito de Luzimangues, após produção de conhecimento da Agência Local de Inteligência - ALI do Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Segundo a PM, de posse das informações e localização do veículo, os militares da Rotam foram até o local com o intuito de identificar o proprietário do imóvel, porém, ao chegar no local, os militares foram recebidos a tiros. Em ato contínuo,  os militares reagiram à injusta agressão.

Continua após a publicidade
Robson Pio Rodrigues reagiu a abordagem e morreu durante confronto com militares da Rotam – Foto: Divulgação

Após cessar a troca de tiros, os militares acionaram o socorro médico para prestar atendimento ao suspeito, porém, ao chegar no local, a equipe médica apenas confirmou o óbito. Ao lado do corpo, foi encontrado um revólver calibre 38, arma usada para atentar contra a vida dos policiais militares.

De acordo com informações apuradas pela reportagem da Agência Tocantins, o indivíduo foi identificado como Robson Pio Rodrigues, e segundo a PM, ele estava foragido da justiça com dois mandados de prisão em aberto, pelos crimes de roubo e tráfico de drogas.

Continua após a publicidade

Ainda segundo apurou a reportagem, um dos mandados foi expedido pelo juízo da 3ª Vara Criminal da Comarca de Palmas, pelo crime de roubo, e a outra ordem judicial foi expedida pelo juízo da Vara de Execuções Penais da Comarca de São Luís – MA pelos crimes de roubo e tráfico de drogas. Robson também possuía condenação de mais de 20 anos de prisão.

Com o suspeito, além do carro, os militares recuperaram uma motocicleta com registro de furto/roubo registrado em Palmas, a moto estava com placa falsificada. Na residência, foi apreendido dezenas de munições intactas, insumos usados para produção de explosivos e dois carregadores de pistola.

Munições, arma de fogo, carregadores de pistola, além de outros objetos ilícitos apreendidos com o criminoso – Foto: Alessandro Ferreira / Agência Tocantins

O local foi periciado e em seguida o corpo foi levado para a sede do Instituto Médico Legal – IML pelo rabecão da Polícia Civil.

Continua após a publicidade

Após a realização dos procedimentos cabíveis em lei, no local da ocorrência, os militares foram até a 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil – 1ª CAPC e registraram a ocorrência e apresentaram as munições, demais objetos apreendidos, além do carro e da motocicleta.

Policiais militares da Ronda Ostensiva Tática Metropolitana – ROTAM 90 e Supervisão – Foto: Alessandro Ferreira / Agência Tocantins

Histórico criminal

Segundo dados obtidos com exclusividade pela reportagem da Agência Tocantins. Robson é apontado pelas forças de segurança pública do Estado como sendo o autor de vários roubos, extorsão mediante sequestro e tráfico de drogas. Segundo informações, Robson Pio Rodrigues é o autor de um assalto a um empresário ocorrido em Miranorte na semana passada, onde durante a ação criminosa, foi levado dois carregadores de pistola, um carro, além de dinheiro e outros objetos de valor.

Robson foi preso pela Polícia Militar na noite do dia 15 de dezembro de 2014, após juntamente com outros comparsas assaltar a agência do Banco do Brasil de Aliança do Tocantins. Na época, o criminoso foi preso juntamente com outros seis integrantes de uma quadrilha especializada em roubo a bancos, parte do dinheiro levado pelo bando foi recuperado. 

Ainda em 2021, Robson foi preso em Palmas pelo crime de porte ilegal de arma de fogo apos ser abordado pela policia militar na quadra Arno 71 (antiga 603 norte) na ocasião, foi apreendido com o criminoso um revólver calibre 38 com muniçoes intactas e dinheiro.

Prisão no Estado do Maranhão

Em fevereiro de 2017, o criminoso foi preso na cidade de Imperatriz  juntamente com outras cinco pessoas durante uma ação deflagrada pela Polícia Militar do Estado do Maranhão, Robson foi preso após confrontar com os militares maranhenses em uma residência localizada no bairro São José em Imperatriz. Os criminosos foram localizados após os a PM receber uma denuncia anônima de que assaltantes de banco estariam escondidos em uma casa localizada na Rua 17 do mesmo bairro.

Na época, os militares apreenderam com os criminosos 06 Coletes balísticos, 01 Fuzil Calibre 762, 02 mochilas, 02 Coldres de pistola, 01 mochila de cordel detonante, 01 sacola de cordel detonante, 06 Artefatos, explosivos (Dinamite), 85 cartuchos de 762, 16 projéteis de 9 mm, além de, 16 cartuchos Calibre 12, 07 tubos de silicone, 01 artefato explosivo montado, 03 celulares, 09 cartões de banco, 12 documentos pessoais, 01 Corsa Classic, 01 Pálio PLACA PAP-3815, R$ 3. 458,00 (Três mil quatrocentos e cinquenta e oito reais) em espécie.

Carro foi roubado durante assalto a um empresário em Miranorte – Foto: Alessandro Ferreira / Agência Tocantins

 

Carro foi roubado durante assalto a um empresário em Miranorte e a moto roubada em Palmas – Foto: Alessandro Ferreira / Agência Tocantins