Geral AÇÃO AEM
Agência de Metrologia reforça que termômetro é instrumento certificado e deve ter o Selo do Inmetro
Para garantir a confiabilidade, o equipamento de medição de temperatura deve atender a padrões de qualidade e precisão estabelecidos pelo órgão
11/03/2024 13h51
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Cejane Borges / Governo do Tocantins
Fotos: Brenda Ramos/Governo do Tocantins

Nos últimos tem aumentado os casos de dengue, chikungunya, covid e de viroses variadas. São muitos vírus que estão circulando e causando mal estar físico e diversos sintomas, dentre eles a febre. E, para medir a temperatura corporal, o termômetro é o instrumento de precisão a ser utilizado. Ele funciona detectando uma mudança em uma propriedade física de um material, geralmente expansão ou contração, que varia com a temperatura.

É um instrumento de medir certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), como órgão delegado do Inmetro, orienta a população sobre o equipamento e a importância da certificação.

A certificação pelo Inmetro garante que esses instrumentos atendam a padrões de qualidade e precisão estabelecidos pelo órgão, garantindo assim a confiabilidade das medições realizadas por eles. Para um termômetro ser certificado pelo Inmetro, ele precisa passar por uma série de testes e avaliações que verificam sua precisão e conformidade com as normas técnicas vigentes. Esses testes geralmente incluem verificações de precisão em diferentes faixas de temperatura, resistência a impactos, estabilidade ao longo do tempo, entre outros critérios.

Continua após a publicidade

O presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior, orienta que “a população sempre verifique se o termômetro tem o Selo Inmetro, pois ele assegura que o equipamento passou pelos ensaios metrológicos necessários antes de ser colocado à comercialização”, informa o gestor.

Como funciona um termômetro

Continua após a publicidade

Ele funciona detectando uma mudança em uma propriedade física de um material, geralmente expansão ou contração, que varia com a temperatura. Existem vários tipos de termômetros, incluindo os de mercúrio, digitais, infravermelhos, bimetálicos, entre outros.

Os termômetros digitais utilizam sensores eletrônicos para medir a temperatura e exibem o resultado em uma tela digital. Eles podem ser mais precisos e práticos de usar em algumas situações.