Geral CURSO
Escritório Social promove Aula Magna do Curso de Assistente Administrativo com foco na qualificação e inclusão de Egressas do Sistema Penal
Os cursos e capacitações facilitam a reinserção social da egressa, efetivando o propósito do Escritório Social
12/03/2024 09h56
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Marcos Miranda – Governo do Tocantins – 11.03.2024
A Aula Magna foi o start para um período de estudos que irá conduzir 15 alunas a um novo caminho de sucesso - Foto: Marcos Miranda/Governo do Tocantins

Na manhã desta segunda-feira, 11, o Escritório Social em Palmas, promoveu a Aula Magna do curso de Assistente Administrativo, inserido no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)/Mulheres Mil. O evento, que contou com a presença do Secretário Deusiano Amorim, é uma parceria entre a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) e a Secretaria da Educação (Seduc).


Com duração de 160 horas, o curso oferecerá 15 vagas, visando promover a qualificação profissional e a inclusão educacional, produtiva e social para mulheres egressas e seus familiares. É importante ressaltar que este curso inaugura uma ação ampla que abrange diversas capacitações em seis municípios do estado do Tocantins.

O secretário da Cidadania e Justiça, parabenizou as egressas e celebrou essa conquista. “Esta excelente oportunidade, voltada para a capacitação, está sendo viabilizada pela Seciju, com a parceria da Seduc, dentre outras estruturas e tenho plena convicção de que esta oportunidade resultará em vitórias, promovendo uma significativa transformação nas vidas de todas as participantes”, desejou.

Continua após a publicidade

Para o coordenador do Escritório Social, Leandro Bezerra, “esses cursos, além de contribuir na remição da pena por estudo, são muito importantes para a recolocação dessas mulheres no mercado de trabalho. Essa capacitação profissional que está sendo ofertada, vai certamente contribuir para que elas se vejam em condições reais de se reinserir socialmente”.

Também estiveram presentes representantes da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas da Polícia Penal, da Seduc e da Gerência de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso.

Continua após a publicidade


Escritórios Sociais: Uma Iniciativa de apoio à reinserção social


Os Escritórios Sociais operam em um modelo de gestão compartilhada entre Poder Judiciário e Executivo, oferecendo uma equipe multidisciplinar para atendimento de pessoas egressas do sistema penal e seus familiares. Essa iniciativa está alinhada com a Política de Atenção a Pessoas Egressas do Sistema Prisional, conforme a Resolução CNJ n. 307/2019.

O gerente de Política de Alternativas Penais, Thiago Sabino, ressaltou a relevância do Escritório Social de Palmas no contexto nacional. “Hoje nós temos no Tocantins o aparelho exemplo a nível nacional. Toda e qualquer qualificação ou incremento que o Senappen venha a fazer, a referência está aqui. Tamanha é a qualificação, o desprendimento e, acima de tudo, o comprometimento que a gestão do Escritório Social de Palmas tem no emprego da Política de Assistência a essa população em situação de vulnerabilidade”, concluiu.

Continua após a publicidade

Cronograma dos cursos