A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e os representantes do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), da Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (Areia), Associação das Revendas de Insumos Agropecuárias do Médio Norte Tocantinense (Atria) e a Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários do Estado do Tocantins (Adiato) se reuniram nessa terça-feira, 12, na sede da Adapec, em Palmas, e definiram o calendário de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos para o ano de 2024, no Tocantins. A ação ocorrerá em 33 municípios de todas as regiões do Estado.
Na reunião dessa terça-feira, 12, com as Centrais de Recebimento de Pedro Afonso, Silvanópolis e Gurupi, foi definido que elas atenderão os RI’s, em 23 municípios, das regiões centro norte e sul do Estado. Já os outros dez municípios do extremo norte, serão atendidos pela Central de Imperatriz - MA, gerenciada pela Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (Aciart).
Segundo o Gerente de Inspeção Vegetal da Adapec, Carlos César Barbosa, o RI é um projeto que vem crescendo e ganhando a adesão dos pequenos e médios produtores rurais, público-alvo desta ação. “A cada ano estamos ampliando o número de municípios atendidos com o objetivo de retirar do campo este passivo e oferecer aos pequenos agricultores uma oportunidade de fazer a destinação correta de suas embalagens,” disse Carlos Barbosa, acrescentando que a partir de agora a Agência intensificará o trabalho de divulgação e sensibilização junto aos produtores rurais para fazerem a devolução das embalagens.
Vale destacar que a ação conta também com o apoio das prefeituras municipais, que contribuem com a definição dos pontos de devolução e divulgação local. Dessa forma, o RI poderá atingir um número maior de municípios, uma vez que aqueles pequenos produtores que estão em municípios circunvizinhos poderão levar suas embalagens nos locais durante a realização da ação.
Dados
Em 2023, foram realizadas 24 edições do projeto de RI, e devolvidas aproximadamente 28,5 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos, beneficiando cerca de 866 pequenos e médios produtores rurais em todas as regiões do Tocantins.
Mín. 22° Máx. 35°