O Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), na quarta-feira, 13, com o objetivo de apoiar a qualificação técnica dos estudantes e recém-egressos da universidade por meio de atividades de ensino, pesquisa, extensão e treinamento prático e supervisionado em áreas de Unidades de Conservação estaduais e de inclusão produtiva, localizadas no Tocantins.
O documento foi assinado pelo presidente do Naturatins Renato Jayme e pelo reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato. Serão selecionados pela UFT os bolsistas e os alunos voluntários que poderão atuar em projetos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas das unidades de conservação e nas áreas de inclusão produtiva onde situam-se as unidades residentes do ProjetoAgroresidência.
“É um passo importante em direção ao fortalecimento da educação, pesquisa e conservação ambiental no Estado. A assinatura entre as duas instituições estabelece um compromisso mútuo para apoiar a qualificação técnica de estudantes e recém-egressos, além de promover atividades de ensino, pesquisa, extensão e treinamento prático e supervisionado em áreas estratégicas de conservação e desenvolvimento local”, ponderou o presidente Renato Jayme.
Entre as principais atividades a serem desenvolvidas estão programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão, assim como a oferta de serviços de assessoria nas áreas de administração, economia e extensão rural. Dentre as atribuições do Naturatins estão a oferta de informações técnicas e a promoção dos meios e mecanismos necessários para o desempenho das atividades previstas como o apoio logístico para o deslocamento dos docentes e discentes da UFT.