O secretário de Estado da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, participa nesta sexta-feira, 15, em Florianópolis/SC de reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), com a presença de representantes de todos os estados brasileiros.
A programação ocorre durante todo o dia e conta com apresentações, palestras, debates e deliberações internas. Entre os temas a serem abordados estão: tecnologias na Segurança Pública; interação entre as Forças de Segurança e o exemplo de Santa Catarina; violência no campo; e alterações legislativas. Na ocasião, também será escolhida a nova diretoria do Consesp e haverá exposição do secretário nacional de Segurança Pública (Senasp), Mário Sarrubbo.
“Essa é mais uma importante oportunidade que a equipe do Tocantins aproveita para estreitar relações e debater assuntos de alcance nacional que impactam diretamente a população do nosso estado. A Segurança Pública não se faz sozinho, por isso é tão importante agregar órgãos no compartilhamento de informações de gestão, de políticas públicas e de investimentos”, frisou o secretário Wlademir Mota Oliveira.
Coname e Inteligência
A reunião do Consesp faz parte da programação do 3° Congresso Nacional de Oficiais Militares Estaduais (Coname), do qual também participam o chefe da Assessoria Militar da SSP-TO, coronel Félix Francisco dos Santos Neto; e o diretor de Polícia Comunitária da SSP-TO, tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa.
O delegado da Superintendência de Inteligência e Estratégia da SSP-TO, Gustavo Toledo, também participa do encontro dos chefes de Inteligência das Secretarias de Segurança Pública.
Consesp
O Consesp reúne os secretários de Segurança Pública dos estados da federação. Entre as suas missões estão a de representar os interesses comuns das secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal no Ministério da Justiça e Segurança Pública e também a de propor medidas para aperfeiçoamento do Sistema Único de Segurança Pública.
Além disso, o Consesp desenvolve grupos de trabalho, com o objetivo de produzir e publicar estudos e diagnósticos para a formulação e a avaliação de políticas públicas relacionadas com o tema segurança.