Saúde COLONOSCOPIA
Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames de colonoscopia
Durante o mês de março, 40 pacientes estão sendo contemplados com o trabalho dos profissionais
16/03/2024 11h05
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Karoliny Santiago/Governo do Tocantins
Médica do HGP orientou a população para a prevenção, diagnóstica precoce e combate ao câncer colorretal - Foto: André Araújo/Governo do Tocantins


“Estou muito feliz em participar deste mutirão, porque eu estava precisando desse exame, pois terminei recentemente o tratamento do câncer e foi tão rápido que nem precisei esperar o pedido da minha médica. Só alegria em não precisar esperar”. Esta é a fala da paciente Maria Helena Ribeiro da Silva, de 59 anos e moradora da cidade de Mateiros.

Ela é uma dos 40 pacientes selecionados a participarem do mutirão de exames de colonoscopia do Hospital Geral de Palmas (HGP), no mês de março. A ação faz parte da campanha Março Azul e ocorre em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva do Tocantins (SOBED-TO), com o objetivo de alertar a população para a prevenção, diagnóstica precoce e combate ao câncer colorretal, bem como diminuir as filas para realização deste exame.

“É muito gratificante participar de uma ação como esta que está sendo realizada no HGP, pois além de trazer um diagnóstico mais preciso a esses pacientes, também damos andamento a essa fila de espera. Garantindo a esses pacientes um diagnóstico e agilidade no processo de melhora e bem-estar”, relatou a médica gastroenterologista e endoscopista do HGP e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia do Tocantins, Nadja Duarte Oliveira de Souza Chiavini.

Bem-estar este que a moradora de Rio Sono, a senhora Rosa Cerqueira Neres, de 80 anos, busca conquistar através da realização desse procedimento. “A realização desse exame fez com que eu estivesse aqui falando com você nesta idade, pois é uma prevenção e graças a Deus, a minha médica não se esquece de mim e da importância desse exame nos últimos anos”.

“A colonoscopia é o exame que muda o curso de incidência do câncer de colorretal no país. E por este motivo, é muito importante que a população assintomática, aquela que não possui nenhum caso na família, com idade entre 45 e 55 anos, inclua esse procedimento como prioridade na hora do check-up anual, pois esse tipo de câncer é uma doença silenciosa, mas que pode ser prevenida e tratada, desde que tenha a sua descoberta antes de um estágio mais grave”, comentou o médico coordenador do serviço de endoscopia do HGP e presidente da SOBED-TO, Fernando Miyamoto.

Mutirão

A realização dos exames de colonoscopia iniciou no sábado, 02 de março e vem acontecendo durante todos os finais de semana, do mês, no setor de Imaginologia. “Esse mutirão é muito importante para a gente diminuir a fila de demanda reprimida dos pacientes que aguarda exame para a colonoscopia então o mês de março veio para a gente poder realizar esse mutirão e aumentar a quantidade de vagas para estar realizando os exames e assim melhorando a qualidade de vida dos nossos pacientes e dando um tratamento digno”, comentou o diretor-geral do HGP, Leonardo Toledo.

Continua após a publicidade

Dados

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontou que em 2023, ocorreram 150 casos novos de câncer colorretal no Tocantins. Atualmente, são mais 80 pacientes que realizam tratamento nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACONs) do Hospital Geral de Palmas (52) e do Hospital Regional de Araguaína (34).

Continua após a publicidade