Capacitar e reintegrar socialmente o preso até o seu retorno à sociedade, é um dos compromissos firmados pela Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), que através do trabalho realizado pela Polícia Penal do Tocantins, vem promovendo uma série de ações desenvolvidas em prol das comunidades de suas respectivas Unidades Penais.
Como é o caso da Unidade de Tratamento Penal do Cariri (UTPC), que participa do Projeto Amigos dos Pets, em parceria com a Associação Vitória dos Bichos, em Gurupi, utilizando a mão de obra de seis pessoas privadas de liberdade para a confecção de casinhas para animais abandonados e em situação de rua do município.
De acordo com o chefe da UTPC, Marcos Porto, as casinhas são feitas de paletes que seriam descartados, mas que são doados pelos empresários de Gurupi, sendo assim aproveitados e reutilizados. “O Projeto foi analisado e aprovado pela direção da Unidade, tendo em vista que a Polícia Penal é parceira nestas ações sociais e de sustentabilidade. Além disso, poder contribuir com esta causa tão nobres e ainda, atender o que é previsto na Lei de Execução Penal, no que diz respeito ao trabalho e redução de pena dos custodiados, é gratificante,” afirmou o gestor.
Segundo a presidente da Associação que coordena o Projeto, Diane Perinazzo, algumas casinhas foram distribuídas em pontos estratégicos de Gurupi desde o dia 28 de fevereiro. “Agradecemos o apoio da Polícia Penal, por esta ação social em que vários animais terão abrigos e um local para se alimentar, dando cumprimento à Lei Estadual nº 3.415/23, que assegura o direito de fornecer alimento e água aos animais em situação de rua em todo o estado do Tocantins”, disse.