Geral PROJETO
Custodiados da Unidade de Tratamento Penal do Cariri confeccionam casinhas de paletes para animais em situação de rua de Gurupi
Projeto Amigos dos Pets ocorre através de parceria entre a Unidade Penal e a Associação Vitória dos Bichos de Gurupi
16/03/2024 11h56
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Tainara Saraiva - Governo do Tocantins – 15.03.2024
Produção contou com a mão de obra de seis pessoas privadas de liberdade para a confecção. - Foto: Marcos Miranda/Governo do Tocantins

Capacitar e reintegrar socialmente o preso até o seu retorno à sociedade, é um dos compromissos firmados pela Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), que através do trabalho realizado pela Polícia Penal do Tocantins, vem promovendo uma série de ações desenvolvidas em prol das comunidades de suas respectivas Unidades Penais.

Como é o caso da Unidade de Tratamento Penal do Cariri (UTPC), que participa do Projeto Amigos dos Pets, em parceria com a Associação Vitória dos Bichos, em Gurupi, utilizando a mão de obra de seis pessoas privadas de liberdade para a confecção de casinhas para animais abandonados e em situação de rua do município.

De acordo com o chefe da UTPC, Marcos Porto, as casinhas são feitas de paletes que seriam descartados, mas que são doados pelos empresários de Gurupi, sendo assim aproveitados e reutilizados. “O Projeto foi analisado e aprovado pela direção da Unidade, tendo em vista que a Polícia Penal é parceira nestas ações sociais e de sustentabilidade. Além disso, poder contribuir com esta causa tão nobres e ainda, atender o que é previsto na Lei de Execução Penal, no que diz respeito ao trabalho e redução de pena dos custodiados, é gratificante,” afirmou o gestor.

Continua após a publicidade

Segundo a presidente da Associação que coordena o Projeto, Diane Perinazzo, algumas casinhas foram distribuídas em pontos estratégicos de Gurupi desde o dia 28 de fevereiro. “Agradecemos o apoio da Polícia Penal, por esta ação social em que vários animais terão abrigos e um local para se alimentar, dando cumprimento à Lei Estadual nº 3.415/23, que assegura o direito de fornecer alimento e água aos animais em situação de rua em todo o estado do Tocantins”, disse.