Eleições 2024 ELEIÇÕES 2024
Após decisão do TRE a favor de Geo, Podemos garante que deputado vai perder mandato na justiça
Isso é uma resposta clara ao Deputado Júnior Geo de que a opção do partido em definir um candidato se baseia na escolha por aquele que apresenta maior capacidade técnica e de voto.
16/03/2024 20h28 Atualizada há 7 meses
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Da Redação / Paralelo 13
Montagem - Deputado Professor Júnior Geo e o Ex-deputado federal Diago Dimas

Depois que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu que o deputado estadual Júnior Geo, único mandatário da sigla, deixe o partido. A direção estadual do PEDEMOS divulgou uma nota afirmando que irão interpelar com recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE.

Segundo a nota, “O Podemos reafirma seu empenho no diálogo e responsabilidade com seus filiados e destaca que, mais do que quantidade, preza por qualidade e pessoas que mantenham um mínimo de coerência em seus posicionamentos”. Isso é uma resposta clara ao Deputado Júnior Geo de que a opção do partido em definir um candidato se baseia na escolha por aquele que apresenta maior capacidade técnica e de voto. Neste sentido o PODEMOS optou em apoiar Eduardo Siqueira Campos.

Desde 2023, pesquisas eleitorais internas e registradas junto ao TER/TO, mostram que entre Geo e Eduardo, o ex-prefeito de Palmas tem vantagens porque está em segundo lugar nas pesquisas, bem à frente do deputado Júnior Geo.

Continua após a publicidade

Por insistir em ser candidato a prefeito, mas não ter o apoio do partido, Júnior Geo pretende deixar o PODEMOS para concorrer às eleições municipais deste ano. Só que para isso, tem que deixar o mandato de Deputado Estadual já que o cargo é da sigla, e não do candidato.

“Embora respeite a decisão da corte tocantinense, o Podemos reafirma que a incorporação partidária obedeceu a todos os procedimentos legais, além de considerar que ao longo do processo foi preterido na apresentação de provas, contrariando o princípio da ampla defesa e contraditório. De outra sorte, ressaltamos que a decisão não é definitiva e qualquer movimentação deverá respeitar a decisão final do TSE”, argumenta.

Continua após a publicidade

Leia a íntegra da nota:

“O Podemos Tocantins lamenta a que o campo de debate político tenha sido preterido pelo deputado estadual Júnior Geo para uma saída honrosa do partido, após incorporação com o PSC. O Podemos reafirma seu empenho no diálogo e responsabilidade com seus filiados e destaca que, mais do que quantidade, preza por qualidade e pessoas que mantenham um mínimo de coerência em seus posicionamentos.

Em consonância com as deliberações da executiva nacional, restará necessário interpelação de recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tão logo seja publicada a decisão do TRE/TO de hoje, 15/03/2024.

Continua após a publicidade

Embora respeite a decisão da corte tocantinense, o Podemos reafirma que a incorporação partidária obedeceu todos os procedimentos legais, além de considerar que ao longo do processo foi preterido na apresentação provas, contrariando o princípio da ampla defesa e contraditório. De outra sorte, ressaltamos que a decisão não é definitiva e qualquer movimentação deverá respeitar a decisão final do TSE.

 

Podemos Tocantins